Aníbal Manave defende excelência no desporto moçambicano
O Presidente do Comité Olímpico de Moçambique, Eng°. Aníbal Manave, defendeu que o desporto moçambicano está longe da excelência, explicando que ainda há desafios por alcançar, com destaque para a construção de infraestruturas desportivas, qualidade dos atletas e, consequentemente, o alcance de melhores resultados nas provas.
O gestor desportivo falava esta Quarta-feira em Aula de Sapiência com o tema “Desafios e Oportunidades na Gestão Desportiva: Uma Visão Panorâmica para o Desenvolvimento Sustentável do Desporto no País”, por ocasião da abertura do Ano Académico na Escola Superior de Ciências do Desporto (ESCIDE).
Explicou que, a academia, enquanto instituição de ensino, deve ser a componente que complementa o desporto, argumentando que a ciência deve estar ao serviço do desporto, por isso, exige que se faça um trabalho científico para melhorar o sistema desportivo.
Disse ainda que o desporto moçambicano carece de base de dados, o que faz com que não haja informações acerca de número de infra-estruturas desportivas existentes no país. “Temos uma dificuldade básica de saber quantos é que somos a praticar desporto, desde os que estão nos clubes federados e os que praticam por lazer, e quantas infraestruturas temos e que estão a ser usadas, não sei se isso existe, portanto, há várias actividades ao nível do desporto que carecem de estudo para alavancar o desporto para outros níveis” explicou.
O Director da ESCIDE, dr. Paulo Gumende, reconheceu que a gestão desportiva é um tema actual e de extrema importância, explicando que qualquer que seja a organização não pode se dar ao luxo de não ter o seu capital humano devidamente formado e capacitado para fazer face aos desafios que as organizações desportivas enfrentam.
“Mais do que teoria, queremos a prática, tendo em conta que não estamos somente para dentro da universidade, no sentido de prover e fazer a transformação social que pretendemos, é de pequenos detalhes que de facto vamos fazer a diferença no nosso desporto”, afirmou.
Estudantes da ESCIDE que participaram do evento afirmaram que esta iniciativa vai abrir a mente de todos sobre como vão proceder depois da formação, argumentando que deve haver um espaço para os jovens demonstrarem o seu conhecimento na área de gestão desportiva.
Estiveram presentes no evento docentes, estudantes e representantes de Associações desportivas