Estudantes Alumni criam Associação de Astronomia
Antigos estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane criaram uma associação de astronomia, visando promover actividades de investigação e extensão nesta área de conhecimento e nas ciências espaciais em geral.
Trata-se da Associação Moçambicana de Astronomia, a ser oficialmente lançada no dia 28 do mês em curso, uma organização sem fins lucrativos, desenvolvida por dez estudantes alumni do Departamento de Física.
“De forma mais abrangente, a associação poderá estimular o desenvolvimento de astronomia em Moçambique, através da formação, pesquisa e divulgação de iniciativas ligadas a este ramo de conhecimento”, explicou a representante da agremiação, Victoria da Graça Samboco.
Destacou que, no concernente à investigação, a associação irá envolver estudantes interessados em explorar mais a área de astronomia, contando com apoio de algumas instituições internacionais parceiras da iniciativa.
“Temos o exemplo de um parceiro dos EUA, que se ofereceu a disponibilizar dados que poderão ser importantes para a formação, no que se refere ao processamento de dados. Isto facilitará a pesquisa e publicação de artigos científicos”, acrescentou.
Por seu turno, Vasco Cossa, também membro criador da associação, falou do impacto que esta iniciativa poderá criar na vida do estudante da UEM, com destaque para a formação e capacitação nas áreas de pesquisa relativa à astronomia.