Mais de 25 mil candidatos disputam 5 mil vagas na UEM
Cerca de 25.630 candidatos aos exames de admissão disputam, no presente ano lectivo, 5655 vagas ao ensino superior na Universidade Eduardo Mondlane, das quais 4275 são para cursos no regime presencial e 1380 para o Ensino à Distância. O número de candidatos aos exames de admissão representa um incremento na ordem de 12,6%
em relação ao ano de 2023.
Dos que concorrem aos exames de admissão, 56% de candidatos são do sexo feminino e 44% do sexo masculino.
Tal como nos anos anteriores, os cursos mais procurados continuam a ser Medicina;
Direito; Engenharia Informática; Contabilidade e Finanças; e Biologia e Saúde.
Em conferência de imprensa que serviu para anunciar a realização dos exames para o ano lectivo 2024, a Chefe do Departamento de Admissão à UEM, Prof. Doutora Isabel Guiamba, fez saber que à semelhança dos anos anteriores, os exames serão realizados no modelo misto, consistindo em exames integrados com uma duração de 3:00 horas para duas disciplinas e exames não integrados com duração de 1:30 horas para uma disciplina.
“Os exames não integrados são para cursos com carácter específico como Música, Teatro e Aptidão Física para o curso de Ciências de Desporto’’, disse.
A fonte fez saber que a grande inovação para o ano 2024, é a admissão aos Cursos do Ensino a Distância por Concurso Documental, sem Exames de Admissão.
Durante a realização dos exames, os candidatos não devem levar consigo telemóveis, máquinas de calcular ou outros dispositivos eletrónicos cuja utilização não é permitida na sala de exames. Apelou que o candidato que for encontrado na posse destes dispositivos será penalizado, conforme previsto no Edital dos Exames de Admissão.
Os exames de admissão à UEM decorrem à escala nacional entre 9 e 12 de Janeiro, em simultâneo com os exames da Universidade Zambeze e Universidade Lúrio.