CeCAGe promove debate sobre resultados de pesquisas sobre género
A Universidade Eduardo Mondlane, através do Centro de Coordenação dos Assuntos do Género (CeCAGe), comemora a Semana de Género, no período 27 de Novembro a 1 de Dezembro do ano em curso, como um espaço de divulgação e debate sobre resultados de pesquisas realizadas sobre temáticas de género.
A comemoração da Semana de Género na UEM integra-se na celebração dos 16 dias de Activismo a nível mundial, que vai de 25 de Novembro – Dia Internacional de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher à 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, afirmou que a instituição assumiu o compromisso de promover a paridade de género e a igualdade de gênero nos órgãos colegiais e de direcção desta instituição de ensino.
“A UEM, há muito que está empenhada na identificação de estratégias que garantam a materialização do princípio constitucional da igualdade de género. Deste processo, emergem desafios que se resumem na necessidade que cada uma e cada um dos gestores tem, em tudo fazer para que a UEM seja um verdadeiro agente de mudança, onde mulheres e homens desta grande família estejam engajados na luta pela igualdade de género, que se configura não apenas no reconhecimento social e jurídico da diferença entre sexo e género, como também na afirmação que esta distinção tem para a compreensão das dinâmicas sociais e culturais na sociedade”, disse.
A Directora do CeCAGe, Profª. Doutora Gracinda Mataveia, referiu que durante a Semana de Género vão decorrer várias atividades de promoção de igualdade de gênero a toda comunidade universitária.
“Este espaço constitui um momento de reflexão sobre os instrumentos normativos da UEM e de promoção da igualdade de gênero a nível nacional e internacional, relativamente ao seu conteúdo e implantação, com a participação de docentes, investigadores, corpo técnico administrativo e estudantes”, disse.
Na cerimónia, foi orientada uma capacitação sobre Inteligência Emocional no exercício da liderança, pelo Doutor Ivan Collinson, com o objectivo de dotar os gestores da UEM de ferramentas sobre a inteligência emocional no exercício da liderança. Com esta actividade pretende-se contribuir para a melhoria da liderança e boa governação a todos os níveis de intervenção e na eficácia da aplicação dos estilos de liderança pelos gestores da UEM para o alcance dos resultados e objectivos institucionais.