Shayra Chaúque vence concurso de música chinesa “Minha voz voa alto”
Shayra Alice Chaúque foi a grande vencedora do concurso de música chinesa “Minha voz voa alto” promovido pelo Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane cuja, fase final aconteceu esta Quarta-feira (22.11). A 2ª posição coube ao concorrente Cleyton Macuácua enquanto a candidata Ancha da Luz se contentou com o 3º lugar da prova.
Os vencedores receberam diversos prémios, nomeadamente um televisor, para o primeiro lugar, um fogão, para o segundo, e um micro-ondas para o terceiro lugar, e ainda brindes e certificados de participação.
Foi uma verdadeira maratona de exaltação da cultura chinesa, onde, cada um dos concorrentes finalistas, deu o melhor de si, de modo a demonstrar aos espectadores diversos estilos musicais chineses, desde os mais recentes aos mais antigos e muita dança à mistura.
Os participantes manifestaram a sua satisfação por fazerem parte do concurso, pois, segundo afirmaram, permitiu mostrar o seu talento na música.
A vencedora revelou que não esperava ficar em primeiro lugar, porque tinha concorrentes muito fortes e cantar na língua chinesa foi um grande desafio.
“Estou muito feliz e imensamente grata a todos que aqui estiveram a me apoiar, não esperava” disse.
Cleyton Macuácua, que ficou na segunda posição, disse que estava surpreendido com o lugar que ocupou. “Não esperava, porque todos os participantes eram muito bons. Tive que me esforçar muito. Estou muito feliz”.
Por sua vez, Ancha da Luz, classificada na terceira posição, mostrou-se feliz e disse que foi muito gratificante fazer parte do desafio.
O evento contou com a participação de 15 concorrentes, dos quais a maior parte é estudante de licenciatura em Língua, Cultura e Literatura Chinesa, sendo que, alguns, são provenientes de centros de formação que leccionam cursos de Mandarim.