Defendida a partilha de experiências sobre educação artística na CPLP
O representante das instituições organizadoras do VIII Encontro Internacional sobre Educação Artística, Dr. José Paiva, defendeu a partilha de saberes e experiências entre a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, no que se refere à educação artística, uma vez que, tal como Moçambique, os outros países se deparam com os mesmos problemas.
O especialista das artes explicou que a partilha de experiências entre investigadores e académicos destes países pode melhorar a qualidade da educação artística nesses locais, que ainda deixa muito a desejar.
“Os problemas são os mesmos e sabemos que a arte ou o ensino artístico tem sofrido desatenção em relação ao papel relevante que pode ter na transformação e melhoria das condições de vida das pessoas e das sociedades”, apelou.
Recordou que debates sobre Educação Artística devem contribuir para o desenvolvimento das artes, bem como para a participação das pessoas nos processos de tomada de decisões importantes dos seus países, através das artes.
José Paiva, que integrou a comissão organizadora lembrou, aos presentes que a Escola Nacional de Artes Visuais foi porta de entrada para a realização do evento, em Moçambique, que resulta de um esforço colectivo inter-institucional, transcontinental de investigação e pesquisa no sentido de construção das epistemologias sobre educação artística, conscientes dos contextos em que se exerce a arte e a educação artística, atendendo a um contexto específico onde a realidade se escreve. Entende que os valores da arte são imprescindíveis para melhorar a vida e as sociedades.
Fez saber que, aquando da realização do VII Encontro sobre educação artística, realizado em Cabo Verde, um grupo de pesquisadores moçambicanos apresentou comunicações como resultado de um estudo prolongado sobre as artes em Moçambique, o que levou a decisão de realizar a VIII edição em Maputo, que decorreu sob o lema “Práticas e Epistemologias da Educação Artística em Moçambique: Desafios e Olhares Locais”.