CS-OGET oferece bolsas de estudo a estudantes da Faculdade de Ciências
O Centro Regional de Excelência em Estudos de Engenharia e Tecnologia de Petróleo e Gás da Universidade Eduardo Mondlane (CS-OGET), ofereceu, ontem (09/11), sete bolsas de estudos a igual número de estudantes de Doutoramento em Ciências e Tecnologia de Energias da Faculdade de Ciências da Universidade.
As bolsas de estudos ora oferecidas vão beneficiar quatro estudantes nacionais e três regionais, nomeadamente de Uganda, Ruanda e da Etiópia.
Na ocasião, o Director do Centro Regional de Excelência em Estudos de Engenharia e Tecnologia de Petróleo e Gás, Prof. Doutor Hélder Lucas, afirmou que as bolsas oferecidas fazem parte do cumprimento de um dos objectivos do Centro que é o de dar aos jovens a oportunidade de poderem se formar ao nível de pós-graduação, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da Região.
“Hoje, estamos a dar um salto qualitativo porque já não estamos somente a falar de mestrados, vamos começar também, a partir de agora, a oferecer bolsas em áreas de doutoramento e, neste momento, contamos com a parceria da Faculdade de Ciências, que está a oferecer o curso de Doutoramento em Ciências e Tecnologia de Energias. Pensamos que, muito em breve, teremos outros programas de doutoramento”, disse.
Apelou aos bolseiros a um maior empenho e dedicação durante o período de formação e comprometeu-se a sempre apoiá-los na produção de trabalhos de pesquisa, publicação e a participarem em conferências nacionais e internacionais.
O Director-adjunto para Investigação e Extensão da Faculdade de Ciências, Prof. Doutor Osvaldo Loquiha, disse esperar que os estudantes beneficiários da bolsa possam contribuir em actividade académicas e que possam, também, contribuir para o aumento da produção científica.
Os beneficiários da bolsa de doutoramento manifestaram satisfação pelo gesto e garantiram fazer de tudo para responder às expectativas do Centro.
“Podem esperar de mim maior entrega para poder ter sucesso no meu percurso, realizar várias pesquisas nas áreas de tecnologia de energia”, disse a bolseira Carina Sultana.
Fernando Mucomole afirmou que esta é uma oportunidade de poder alavancar os seus estudos e poder suportar as propinas, despesas das pesquisas, entre outros.