Reitor apela maior proveito dos memorandos
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, recomendou à direcção do Gabinete de Cooperação da Universidade a procurar formas de melhorar a interacção com as outras unidades orgânicas, com vista a capitalizar as oportunidades expressas nos memorandos que estas firmam com as outras organizações, a nível local e internacional.
O apelo surge no âmbito da visita que o Reitor efectuou, esta Terça-feira, ao Gabinete de Cooperação da UEM, visando interagir com os funcionários, para se inteirar do curso das actividades desenvolvidas por esta unidade, constrangimentos e respectivos desafios.
Explicou que deve haver reforço nos processos de controlo dos memorandos, reiterando que há uma série de acordos assinados, por exemplo, com as faculdades em benefício dos estudantes que, neste momento, não se sabe em que estágio de implementação se encontram.
“Temos igualmente que repensar de que organizações internacionais queremos fazer parte, tendo em conta os benefícios de ser membro, porque, em algumas dessas organizações, chegamos a gastar muito dinheiro com o pagamento de cotas sem, no entanto, vermos as vantagens reais”, exortou.
Por sua vez, o Director do Gabinete de Cooperação, Prof. Doutor Manuel Chenene, falou dos constrangimentos e desafios enfrentados pela unidade, com destaque para o baixo nível de manutenção dos equipamentos informáticos e a necessidade de capacitação dos funcionários em matérias ligadas à gestão e monitoria de acordos, gestão de mobilidade, língua inglesa, entre outras áreas.