Graduados apelados a apostar no empreendedorismo
O Secretário de Estado da Província de Inhambane, Amosse Macamo, exortou aos recém-graduados nas várias áreas de Hotelaria e Turismo a apostarem no empreendedorismo, explicando que a sua província oferece um mercado turístico diversificado e que precisa de ser ainda mais explorado.
O dirigente falava, esta Quinta-feira (26/ 10), durante a cerimónia de graduação de 115 estudantes de licenciatura, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHTI), unidade da UEM localizada na cidade de Inhambane.
Aquele dirigente afirmou que a graduação destes técnicos constitui um ganho para a economia nacional, em geral, e da província, em particular, pelas dinâmicas impulsivas que poderão certamente empreender no campo de hotelaria e turismo.
“Recordar que a província de Inhambane é um destino turístico de referência internacional, cabendo a estes a responsabilidade de melhorarem, cada vez mais e, consequentemente, a elevação do nível da demanda dos negócios”, alertou.
Alertou aos recém-graduados que o actual desafio de um licenciado é criar o seu próprio emprego e empregar aos outros, por forma a não depender do Estado, reiterando que estas áreas de formação oferecem muitas oportunidades numa província com um vasto e rico mercado turístico.
Num outro desenvolvimento, o Secretário do Estado afirmou que é notória, no Sistema Nacional de Ensino Superior, a crescente habilitação da rapariga na formação, situação que demostra os esforços do Governo em garantir a inclusão social na educação.
“Um novo desafio deve ser repensado sem, contudo, reduzir o actual esforço. Em Vilankulo, a melhor estudante foi uma mulher e, em Inhambane, também é mulher. Iniciativas de inclusão da rapariga nos domínios da ciência e tecnologia, engenharia e matemática devem ser encorajadas ainda nas classes iniciais”, disse.
Por sua vez, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, afirmou que a cerimónia de graduação se realiza num momento ímpar, em que a ESHTI celebra 20 anos de existência, buscando continuamente melhorar a qualidade do processo de formação e de colaboração com os sectores público e privado da província de Inhambane.
“A ESHTI registou um aumento significativo de projectos de investigação científica e nas publicações e tem estado em diversas actividades de extensão universitária, através do Centro de Excelência em Hotelaria e Turismo. Estamos apostados na formação do nosso corpo docente, na perspectiva de elevar a qualidade dos serviços que prestamos e introdução de mais cursos de pós-graduação”, disse.
Apelou aos graduados empenho e dedicação no serviço à sociedade, na construção de um mundo cada vez melhor, com valores e princípios éticos, assegurando que devem pautar por padrões da humanidade e serem guiados pela sabedoria.
O representante dos graduados, Rafael Mabasso, reconheceu o contributo dos docentes e encarregados de educação para o alcance deste objectivo, prometendo fazer o uso correcto dos conhecimentos adquiridos na academia para impulsionar mudanças significativas na sociedade.
Do total dos graduados, 14 são do curso de Animação Turística, 24 de Gestão, 22 de Gestão de Mercados Turísticos, 27 de Gestão Hoteleira, 20 Informação Turística e oito são do Curso de Administração Pública, pertencente à Faculdade de Letras e Ciências Sociais.