UEM acolhe Fórum de Estudos Musicais da CPLP
Profissionais ligados à formação musical estiveram reunidos, esta semana (18 a 20/10), no Fórum de Estudos Musicais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), evento organizado pela UEM, para discutir o modelo de organismo a criar na área musical e estratégias de viabilização e implementação.
O Fórum que aconteceu no formato virtual, visa igualmente criar uma plataforma internacional de pesquisa em música e contribuir para uma maior aproximação entre profissionais da área, suas instituições e propiciar a produção científica.
No discurso de abertura, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, afirmou que a realização deste evento constitui uma oportunidade para contribuir na concretização dos objectivos da Universidade, com destaque para a aproximação de pesquisadores, internacionalização e cooperação entre as instituições de ensino superior dos países falantes da língua portuguesa.
“O Fórum é, para nós, um grande marco, tendo em conta que esta é a primeira vez que a Universidade realiza um evento desta natureza e com tamanha magnitude. O evento insere-se numa área de conhecimento pouco explorado nas nossas comunidades académicas, se olharmos para o real potencial da área em si e também das instituições aqui representadas”, referiu.
Explicou que a música representa uma arte bem conhecida e adorada por muitos, argumentando que ela está presente em todas as sociedades e acompanha a evolução da vida humana, do início até ao fim.
“Por essa razão, para a UEM, as artes e a cultura constituem áreas cientificamente relevantes, à semelhança dos outros saberes oferecidos na nossa Instituição. É por compreender esta relevância que, desde 2006, oferecemos o curso de licenciatura em Música, contando, hoje, com cerca de 90 graduados, que têm estado a dar seu contributo na sociedade”.
Por sua vez, o Secretário Executivo da CPLP, Dr. Zacarias da Costa, disse que o evento se enquadra na agenda da CPLP, no concernente à necessidade de intercâmbio cultural, intelectual e artística entre países ou instituições de ensino superior, membros desta agremiação.
“A música, enquanto forma de expressão cultural, intelectual e artística, é uma ferramenta singular para a construção social que ultrapassa barreiras culturais, gera emoções, mensagens e defende causas e tem um enorme poder de nos aproximar uns aos outros “, disse.
Acrescentou que abordar a música no contexto universitário a nível da CPLP significa revelar a riqueza da diversidade cultural dos povos e mergulhar no debate contemporâneo sobre a identidade e a coesão social, destacando a necessidade de preservar e difundir valores culturais existentes em cada um dos países membros.
“Os desafios globais enfrentados hoje requerem respostas que podem ser encontradas na cooperação e parcerias entre instituições de ensino superior, que devem pautar por um ensino de qualidade”, destacou.
Reconheceu o contributo de alguns músicos da CPLP na construção de uma sociedade coesa e na produção de conhecimento artístico, com destaque para as obras de Fany Pfumo e Zeina Bacar.
Refira-se que o Fórum de Estudos Musicais da Comunidade de Países da Língua Portuguesa contou com a participação de 21 investigadores e docentes, oriundos dos nove países membros desta agremiação.