Atletas recomendam estudantes a praticarem desporto
Atletas profissionais de natação recomendam estudantes de Ciências do Desporto a abraçarem diferentes modalidades desportivas, não só para garantir o bem-estar, como também forma de conciliar a ciência e a prática.
O apelo foi deixado esta Quarta-feira, no Campus Principal, pelos oradores da 4ª Sessão do bate-papo académico, intitulado “Experiências e Desafios Diários de um Atleta Nacional de Natação”, evento organizado pelo Núcleo de Estudantes da Escola Superior de Ciências do Desporto da UEM (NEESCIDE).
Domingas Munhemeze, atleta do Clube Tubarões de Maputo, afirmou que o desporto, tal como a ciência, não é um conhecimento acabado, pois os seus praticantes aprendem novas coisas diariamente.
“Temos muitos jovens desviados, mas, comparativamente aos últimos dez anos, arrisco-me a dizer que a maior parte dos estudantes têm abraçado diferentes modalidades desportivas para esquivar esses maus caminhos”.
Valdo Lourenço, atleta do Clube Barracudas de Maputo, disse que, para o alcance do sucesso no desporto, um atleta deve ser disciplinado e evitar estar rodeado de pessoas com comportamento desviante.
“Tem que estar com alguém que tenha o mesmo foco, que compreenda por que tens de treinar todos os dias e dormir cedo. Em termos de mentalidade, a disciplina é o número um, pois permite o alcance e visualização dos resultados positivos, necessários para a confiança numa prova de alto rendimento”, exortou.
A mesma opinião foi sustentada pelo Ahllan Bique, também atleta dos Tubarões de Maputo, que destacou a dedicação e força de vontade como pré-requisitos para ser, particularmente, um bom atleta de natação.
Na ocasião, o Director da Escola Superior de Ciências do Desporto, Mestre Paulo Gumede, reconheceu que a Universidade ainda se depara com problemas de infraestruturas, destacando a falta de piscina para aulas práticas e competições internas.
“Está prevista a construção de uma piscina no Campus, mas temos o desafio de encontrar parceiros para a sua implantação. Ainda não tivemos uma competição universitária a nível de natação, mas temos oportunidade para o fazer”, reconheceu.