1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Faculdade de Economia

A Faculdade de Economia da UEM foi criada em 1970 e iniciou as suas actividades em 1971. Ela é vocacionada, fundamentalmente, a dar aos seus formandos uma sólida preparação de base nos vários domínios das ciências económicas e empresariais, de modo que eles possam contribuir para o desenvolvimento económico e social sustentado do pais.

Até 1975 a Faculdade leccionou apenas o curso de Licenciatura em Economia, um pouco depois da independência, foi eliminado o programa de licenciatura e introduziu-se o curso de bacharelato em Economia.

Em Agosto de 1985, foi introduzido novamente o curso de Licenciatura em Economia.

O ano de 1986, foi marcado pela introdução dos cursos de Licenciatura normal em Economia e em Gestão. Assim, em 1988, a faculdade passa a leccionar dois cursos de licenciatura: Economia e Gestão.

Os cursos de licenciatura especial em gestão e Economia, para bacharéis, foram introduzidos nos anos de 1987 e 1988 respectivamente.
Como forma de responder a demanda cada vez mais crescente nos cursos leccionados nesta faculdade, em 2001 foi introduzido o turno pós-laboral.

A faculdade realizou, durante o ano de 2002, um processo de reforma curricular dos seus cursos de licenciatura, facto que culminou com a introdução de mais um curso, o de Contabilidade e Finanças.

Tiveram inicio em 2007, os mestrados em Gestão Empresarial e Economia do desenvolvimento, ambos em regime pos-laboral, tendo os mestrandos preparado a sua dissertação durante o segundo semestre de 2008.

Durante o segundo semestre de 2007, fez-se a preparação de documentos de curricula do curso de mestrado em Gestão de Politicas Económicas, a ser financiado pelo African Capacitar Building Foundation. A apresentação da proposta e respectiva aprovação pelos órgãos da UEM, foi no primeiro semestre de 2008. Este curso de mestrado e destinado a quadros da área económica dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Durante o ano de 2007 e no primeiro semestre de 2008, preparou-se na Faculdade, o curso de bacharelato em Gestão de Negócios (BGN), na modalidade de ensino a distância. Foi uma acção conjunta entre a faculdade de Economia e o Centro de Ensino a Distancia da UEM, com suporte tecnológico do Centro de Informática da UEM (CIUEM).


Website: http://www.economia.uem.mz