1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Fortaleza de Maputo

O que é a Fortaleza

Conhecida como Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição é uma réplica que foi construída para ser provisória em 1940 pelo centenário da Independência e Restauração. Porém, foi restaurada de acordo com a traça original. Esta Fortaleza até pouco tempo depois da Independência, em 1975, foi um Museu Histórico-Militar.
A Fortaleza de Maputo é um monumento nacional relacionado com a história da presença portuguesa em Moçambique e com as relações e resistências oferecidas pelos habitantes das terras das margens da baía. A Lei 10/1988, de 22 de Dezembro, assegura a protecção legal deste monumento que é parte integrante do património cultural moçambicano.

Sua história

A sua história remonta aos finais do século XVIII quando se iniciou a construção da primeira fortificação portuguesa na baía, num contexto de rivalidade comercial entre diversos países europeus. A fortificação militar, feita com estacas, integrava a área da baía e era designada por Presídio. Na baía ficava um navio ao seu serviço.
Atacada, abandonada, destruída, foi reconstruída e sofreu alterações muitas vezes. Contudo, ainda pode-se ver algumas peças que restam do seu passado histórico-militar, caso das estátuas de Mouzinho de Albuquerque e de António Enes. Do lado direito colocados nas muralhas poderá ver dois painéis. Um representa a prisão de Gugunhana e o outro a carga militar contra o império de Gaza. Ao centro, entre vários canhões poderá admirar uma réplica dos padrões utilizados por Vasco da Gama nas suas descobertas e expedições.

Actualmente

A partir da década de 40 decidiu-se reconstituir, seguindo o traçado da anterior Fortaleza e instalar nela um Museu. Nasceu assim, já nos anos 50, o Museu Histórico Militar. Desde a proclamação da Independência nacional, em 1975, a Universidade Eduardo Mondlane tem sido a guardiã da Fortaleza.
Realiza obras regulares de conservação e restauro do monumento e oferece diversos elementos de interpretação da história da ocupação e da resistência. Para além disso, a Fortaleza abre as suas portas a múltiplas realizações sociais e culturais, constituindo igualmente um importante atractivo turístico da cidade. Oferece a comunidade em geral, os seguintes serviços:

  1. Visitas guiadas (marcação prévia);
  2. Consultas no Centro de Recursos e de Interpretação;
  3. Programas culturais diversos.

Contacto

Av. Samora Machel, Praça 25 de Junho, Maputo
Telefax: 21 30 72 85
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 9h30 as 17:00h;
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

dc-fortaleza00 dc-fortaleza01
   
Pendik Escort