A Escola de Comunicação e Artes (ECA) da UEM foi criada por deliberação do Conselho Universitário da UEM – Deliberação nº 14/CUN/2002 – a 29 de Novembro de 2002. A ideia da sua criação surgiu no âmbito da operacionalização do Plano Estratégico da UEM 1999-2003 que, nos seus Objectivos Estratégicos 6 e 7, recomendava como necessário “Aumentar o número de ingressos” e “Desencadear o processo de introdução de novos cursos universitários em outras áreas do conhecimento”, respectivamente.
A ECA responde pela leccionação de cursos superiores de Comunicação, Informação e Artes, incluindo Jornalismo, Música, Teatro, Biblioteconomia e Arquivística – por enquanto. Na sua mira estão, para breve, cursos de Publicidade, Marketing e Relações Públicas e Produção Audiovisual. Oportunamente, serão introduzidos cursos de Artes Visuais, Cinema e Dança.
A ECA apresenta-se, pois, como um centro de reflexão, produção e difusão de conhecimentos teóricos e práticos nos campos da comunicação social, informação e artes. Como tal, propõe-se a fortalecer pedagógica, científica e academicamente o país, nesses campos do saber, rumo a uma sociedade onde a liberdade de expressão contribua para a solidificação e consolidação da democracia e para a construção de uma identidade cultural moçambicana. Para tal, a ECA aposta numa excelente qualidade pedagógica para a formação de profissionais competentes.
Desde o início das suas actividades em 2004, a ECA estabelece parcerias com instituições nacionais e estrangeiras, por entender que a socialização de conhecimentos e saberes, a troca de experiências e a busca de recursos são pressupostos básicos assumidos por esta Unidade Orgânica. Nessa base, desenvolve um conjunto de actividades em parceria com universidades, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, com destaque para aquelas ligadas aos sectores da comunicação, informação e da cultura.
O Director
Prof. Doutor Nataniel Ngomane
Website: http://www.eca.uem.mz