
UEM e Moza Banco reforçam parceria para impulsionar a transformação digital
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e o Moza Banco assinaram, na Segunda-feira, 11 de Maio, um protocolo de parceria que visa reforçar a ligação entre o meio académico e o sector financeiro, promovendo o desenvolvimento do talento local e a criação de soluções inovadoras com impacto directo na economia nacional.
O memorando foi assinado no edifício-sede do Moza Banco, em Maputo, pelo Presidente da Comissão Executiva da instituição bancária, Manuel Soares, e pelo Magnífico Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior.
A parceria surge num contexto em que Moçambique procura acelerar a transformação digital, a inclusão financeira e a capacitação técnica da juventude, através de modelos de colaboração mais próximos entre academia e o sector empresarial.
Neste âmbito, estudantes da UEM passarão a participar em iniciativas práticas ligadas a desafios reais do sector financeiro, contribuindo para o desenvolvimento de soluções com potencial de aplicação no banco e adquirindo experiência alinhada com as exigências do mercado.
Após o acto de assinatura, o Reitor da UEM considerou que a ideia de desenvolver talentos jovens é genial, principalmente no actual contexto, destacando a aproximação entre o sector produtivo e a academia como uma visão de futuro e de crescimento, que procura oferecer às empresas competências para responder aos desafios de desenvolvimento.
“As temáticas que escolhemos são interessantes. Temos uma incubadora de negócios e, ao estabelecermos uma parceria com o Moza Banco que permite apoio ao treinamento, capacitação e acompanhamento, abrimos uma porta para que, através desses jovens, possamos responder aos desafios de crescimento do país”, afirmou.
Na ocasião, o Presidente da Comissão Executiva do Moza Banco reconheceu que, actualmente, não se pode falar de transformação digital sem parceria com os bancos, por serem instituições que estão na dianteira em matérias de governação digital em Moçambique.
“Este projecto, em parceria com a Universidade, será uma escola prática sobre como devem ser feitas as coisas, como gerir um projecto, a observância dos prazos e compromissos que são assumidos”, disse.
