
UEM e RM formalizam parceria para impulsionar produção científica e desenvolvimento institucional
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Rádio Moçambique (RM) assinaram, na Sexta-feira (21/11), um Memorando de Entendimento que estabelece os termos e condições de cooperação voltada para a produção de conhecimento científico e o desenvolvimento da capacidade institucional.
O acordo prevê diversas acções, entre as quais, realização de pesquisas conjuntas; prestação de assistência técnica; formação psicopedagógica para os monitores do Centro de Formação Profissional da RM; gestão de e-mails corporativos; formação em Segurança Cibernética; pesquisa de audiência; entre outras.
Falando momentos após assinatura do memorando, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse que o acto formaliza uma parceria existente ao longo dos 50 anos da independência nacional. Sublinhou ainda que o acordo abre espaço para novas actividades, destaque para apoio ao processo de digitalização da Rádio Moçambique.
No âmbito do memorando, estão, igualmente, previstos estágios, que deverão beneficiar estudantes da Escola de Comunicação e Artes, da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, nas áreas de Línguas Bantu e Língua Portuguesa e de outros cursos relevantes para o trabalho desenvolvido pela RM.
O acordo prevê ainda a criação e difusão, nas 15 estações da RM, de conteúdos que divulguem actividades da UEM. “É uma enorme responsabilidade para a UEM assinar este memorando com a Rádio Moçambique. A RM tem 15 estações que chegam às zonas mais recônditas do país, onde a informação e a formação são essenciais. Acreditamos que, por meio da rádio, poderemos atrair mais moçambicanos do interior para estudarem na nossa universidade. Estamos cientes de que, por vezes, o edital dos exames de admissão não chega a essas zonas. Com a RM, pela sua penetração nacional, poderemos ir mais longe”, afirmou o Reitor.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da RM, Abdul Naguibo, considerou que o memorando constitui uma aliança estratégica destinada a integrar esforços em prol da inclusão e do desenvolvimento da sociedade moçambicana. “A colaboração entre a Universidade Eduardo Mondlane e a Rádio Moçambique permitirá a criação de programas com conteúdos educativos e informativos que tragam conhecimentos académicos para o público em geral. Este factor é fundamental para democratizar o acesso à informação e garantir que os avanços e descobertas académicas não permaneçam restritos aos muros da universidade”, disse.
Entre as actividades previstas, Naguibo apelou para a implementação imediata das pesquisas periódicas de audiência, salientando que esses estudos funcionam como um termómetro que orienta a produção de conteúdos alinhados às necessidades da sociedade.
“A parceria entre a Rádio Moçambique e a Universidade Eduardo Mondlane representa uma visão progressista e inclusiva para o nosso futuro. Juntos, temos a capacidade de construir pontes entre o conhecimento académico e a realidade quotidiana, de fortalecer o diálogo e a compreensão, e de criar um ambiente mais informado e participativo”, concluiu.