
UEM e Limak Cimentos impulsionam mulheres nas STEM com bolsas de estudo
Dez jovens raparigas admitidas nos cursos de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (STEM) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) foram contempladas, na Quarta-feira (05/11), com bolsas de estudo que cobrem as despesas de formação.
A iniciativa enquadra-se no Programa “Global Engineer Girls – Limak Cimentos”, que visa apoiar e inspirar futuras líderes femininas nas áreas STEM, através da atribuição de bolsas de estudo e programas de capacitação.
As bolsas incluem o pagamento de propinas e despesas de deslocação, com o objectivo de reduzir as barreiras que ainda afastam muitas mulheres destas áreas. Nos últimos anos, a UEM tem reforçado as suas acções de incentivo à participação feminina, promovendo palestras e aulas de preparação para os exames de admissão.
Os esforços começam a dar frutos. Entre 2023 e 2024, 504 raparigas foram preparadas para os exames de admissão. Destas, 141 foram admitidas ao ensino superior, sendo 111 na UEM e 30 em outras instituições.
Durante a cerimónia de lançamento do programa, a Vice-Reitora Académica da UEM, Prof.ª Doutora Amália Uamusse, sublinhou que a iniciativa está em perfeita sintonia com o Plano Estratégico 2018–2028 da Universidade, que prevê o fortalecimento de parcerias e a promoção de um ambiente académico inclusivo e equitativo. “Esta parceria reforça o compromisso da UEM com a criação de oportunidades iguais e o desenvolvimento integral dos nossos estudantes. É um contributo importante para a concretização da nova Missão e Visão da Universidade”, destacou.
Acrescentou que a iniciativa está alinhada com os compromissos globais assumidos pelo país no quadro das Nações Unidas, nomeadamente promoção de acesso equitativo à educação superior e estimular a participação e liderança feminina em áreas tradicionalmente masculinizadas.
Dirigindo-se às bolseiras, a Vice-Reitora apelou à dedicação e responsabilidade. “Esta bolsa é um investimento no vosso futuro e um voto de confiança no vosso talento e liderança. Estudem com disciplina e paixão. Sejam inspiração para outras raparigas. Sejam líderes, inovadoras e agentes de mudança”.
Por sua vez, o Director-Geral da Limak Cimentos, Seyit Baydar, destacou o papel transformador da educação no desenvolvimento sustentável. “Atribuir bolsas de estudo é uma forma de contribuir para um futuro mais sustentável, investindo nas pessoas. Queremos empoderar jovens raparigas nas áreas de STEM e apoiar a próxima geração de engenheiras moçambicanas a trilhar o caminho com confiança e excelência”.
Em representação das beneficiárias, Catya Carlos, estudante do 2.º ano de Engenharia Química, agradeceu pelo apoio e confiança, prometendo maior dedicação para assegurar a renovação da bolsa até a conclusão do curso. “O campo da engenharia não é apenas para homens. Temos aprendido e desenvolvido o nosso potencial como engenheiras e líderes”.
Além das bolsas, as estudantes, seleccionadas com base no mérito académico, têm participado em acções de capacitação e visitas de intercâmbio internacional, que lhes proporcionam contacto com a indústria e experiências enriquecedoras para o seu crescimento profissional.