
UEM assume presidência da Associação de Educação à Distância dos Países de Língua Portuguesa
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) acaba de assumir, formalmente, a presidência da Associação de Educação à Distância dos Países de Língua Portuguesa (EaD@PLP). A Associação reúne cerca de 30 instituições de ensino superior dos países da CPLP e constitui uma plataforma essencial para a cooperação académica digital no espaço lusófono.
A eleição da Universidade Eduardo Mondlane para presidir a Associação de Educação à Distância dos Países de Língua Portuguesa teve lugar no decurso do VIII Encontro Internacional da agremiação realizada entre os dias 5 e 6 de Novembro de 2025, em Angola.
A UEM assumiu, formalmente, o cargo durante uma visita de trabalho efectuada à Portugal, que incluiu encontros na Universidade de Coimbra, Universidade Lusófona e Universidade Aberta (UAb).
Um dos principais pontos discutidos no encontro de Lisboa foi o Programa de Mobilidade Virtual, iniciativa estruturante que permite a estudantes das universidades associadas frequentarem unidades curriculares oferecidas por instituições parceiras. Este programa promove a circulação de estudantes, docentes e conhecimento em formato digital, ampliando oportunidades de aprendizagem e estreitando os laços académicos no espaço da CPLP.
A UEM assume, como prioridade, a expansão, consolidação e internacionalização deste mecanismo durante o seu mandato.
Criada em 2018, pelo Professor Doutor Paulo Dias, então Reitor da Universidade Aberta, a EaD@PLP tem como missão promover a educação à distância nos domínios da cultura, ciência e tecnologia, reforçando a integração entre instituições de ensino superior de língua portuguesa.
A nova Presidência marca um passo significativo no posicionamento da UEM e de Moçambique na educação à distância, consolidando a instituição como referência no espaço lusófono e assumindo a responsabilidade de dinamizar a governação, a inovação pedagógica e a integração universitária no seio da EaD@PLP.
