
Evidência científica: chave para uma alocação eficaz de recursos
Ministro Salim Valá defende pesquisa para impulsionar o desenvolvimento nacional
A ciência pode ser uma bússola para o desenvolvimento de Moçambique. Foi com esta premissa que o Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Salim Valá, destacou a necessidade de políticas públicas baseadas em evidências científicas, sublinhando que, apenas através de dados credíveis, será possível tomar decisões estratégicas que impactem positivamente a vida dos moçambicanos.
Falando em Maputo, durante o lançamento do relatório intitulado “Desenvolvimento Agrário em Moçambique: Tendências, Desafios e Oportunidades”, o governante enfatizou a importância da colaboração entre o Governo, as instituições académicas e os parceiros de desenvolvimento, para garantir pesquisas robustas e estatísticas fiáveis.
“É importante que instituições vitais como agricultura, os financiadores, bem como os produtores e as respectivas associações tenham a mesma perspectiva de busca constante das evidencias científicas”, afirmou Valá, acrescentando que a correcta alocação de recursos deve priorizar iniciativas que acelerem o crescimento inclusivo e combatam a pobreza.
O Ministro defendeu, ainda, um alinhamento estratégico entre os intervenientes do sector agrícola – desde produtores e financiadores até associações do ramo – para que todos trabalhem sob a mesma lógica de maximização dos recursos disponíveis. Segundo o governante, a agricultura é um dos pilares essenciais para a emancipação económica do país, sendo necessário garantir investimentos bem direccionados, para impulsionar a produtividade e fortalecer a segurança alimentar.
Além da agricultura, Valá destacou que a industrialização e a transformação estrutural representam desafios fundamentais para fortalecer a economia moçambicana e reduzir desigualdades.
Por seu turno, a representante da Embaixada da Finlândia em Moçambique, Dr.ª Noora Rikalainen, reforçou a necessidade de decisões políticas baseadas em evidências, argumentando que, essa abordagem, permite maximizar recursos e alcançar resultados concretos.
“Neste contexto, enfatizo a relevância deste Relatório na análise do desenvolvimento agrário, trazendo dados importantes para a implementação de reformas no sector”, destacou.
O evento reuniu representantes do Governo, académicos e membros da sociedade civil, consolidando o compromisso de diversos actores na busca de soluções sustentáveis para os desafios do desenvolvimento moçambicano.