
Centro de Excelência em Hotelaria e Turismo da ESHTI capacita jovens e transforma vidas em Bazaruto
O Centro de Excelência em Hotelaria e Turismo da Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESHTI), unidade da UEM localizada na província de Inhambane, tem vindo a ampliar a sua presença e impacto comunitário, através de diversas atividades de extensão que transformam vidas e abrem novas oportunidades para os jovens.
Numa província onde muitos distritos são fortemente influenciados pelo Oceano Índico, a pesca tem sido a principal fonte de rendimento para a juventude das zonas costeiras, uma realidade que, apesar de garantir subsistência, exerce grande pressão sobre os ecossistemas marinhos e costeiros.
Com uma visão de futuro, a ESHTI e o Parque Nacional de Bazaruto estabeleceram uma parceria estratégica que procura oferecer alternativas sustentáveis à pesca intensiva. A iniciativa centra-se na formação de jovens em cursos de curta duração na área de restauração, contribuindo para a redução da pressão sobre os recursos marinhos e, simultaneamente, para o aumento de mão-de-obra qualificada ao serviço do turismo local. Esta abordagem permite não só combater a exploração excessiva dos recursos pesqueiros, como também impulsionar o desenvolvimento do sector turístico na região.
Segundo o Director do Centro, Gouveia Sumbana, já foram formados, de forma faseada, 50 jovens do arquipélago em áreas como restaurante e bar, recepção, guias de turismo, gastronomia e artes culinárias. “Além da pescaria, os jovens de Bazaruto podem tirar maior proveito do turismo, através dos serviços para os quais estão a ser capacitados. Todos eles já estão enquadrados no mercado de emprego, tanto no arquipélago como em outros locais da província de Inhambane”, disse.
A intervenção do Centro não se limita ao arquipélago de Bazaruto. No distrito de Mabote, outros 45 jovens beneficiaram de formação em restauração, e novas turmas estão previstas para jovens das comunidades do interior do distrito de Vilanculos.
De acordo com o Director, estas formações, integradas nas actividades de extensão, representam a resposta da UEM às necessidades das comunidades, com o propósito de melhorar as condições de vida e criar oportunidades para a juventude.
Sumbana sublinhou ainda que o Centro tem recebido inúmeras solicitações de entidades públicas e privadas interessadas em capacitações, especialmente nas áreas de atendimento ao público e relações públicas.
Revelou também a existência de um projecto que visa a formação de todos os profissionais de restaurantes e bares da cidade de Inhambane. Contudo, a sua implementação depende da disponibilidade de recursos financeiros. “Gostaríamos de realizar esta formação directamente nos locais de trabalho, pois é muito difícil que os empregadores autorizem os colaboradores a deslocarem-se ao Centro”, frisou.
Enquanto isso, o Centro de Excelência em Hotelaria e Turismo da ESHTI continua a responder a solicitações de clientes individuais e empresas que procuram melhorar a qualidade dos seus serviços através de formação especializada.
