Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Um computador por estudante: UEM entrega 504 computadores a estudantes

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) entregou, esta Quinta-feira (16/10), 504 computadores portáteis a estudantes das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), no âmbito da iniciativa governamental “Um Computador por Estudante do Ensino Superior”, que visa reforçar a inclusão digital e a modernização pedagógica nas instituições públicas do país.

Com esta entrega, a UEM eleva para 746 o número total de estudantes beneficiados desde a implementação do programa, somando os 242 computadores distribuídos na primeira fase.

O projecto, lançado em 2020, pelo então Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Nivagara, tem como público-alvo estudantes economicamente carenciados de 25 instituições de ensino superior moçambicanas, matriculados em cursos das áreas de CTEM.

Falando na cerimónia, a Vice-Reitora Académica da UEM, Prof.ª Doutora Amália Uamusse, destacou que a iniciativa visa reduzir as desigualdades digitais e ampliar o acesso às tecnologias de informação, permitindo que os estudantes tenham condições adequadas para aprender, investigar e inovar. “O computador é uma ferramenta imprescindível para o ensino, a aprendizagem e a investigação científica. Num contexto de acelerada transformação digital, o seu uso torna-se essencial para desenvolver potencialidades tecnológicas e preparar os nossos estudantes para os desafios do século XXI”, afirmou.

A dirigente sublinhou que, ciente das dificuldades económicas enfrentadas por muitas famílias, o Governo decidiu implementar o programa como parte de uma política pública de inclusão digital e social, alinhada com o objectivo de impulsionar o desenvolvimento nacional, através do conhecimento e da inovação.

De acordo com a Vice-Reitora, o processo de selecção foi conduzido de forma criteriosa e transparente, privilegiando estudantes sem apoio financeiro para aquisição de computador, sem actividade remunerada e com idade inferior a 25 anos.

Uamusse apelou, aos estudantes, maior responsabilidade e dignidade no investimento feito pelo Governo, apelando melhor uso possível dos computadores na realização dos trabalhos académicos.

Durante a cerimónia, os estudantes beneficiários expressaram satisfação e reconhecimento pelo gesto, sublinhando o impacto directo que os computadores terão na sua vida académica. “Precisava muito de um computador para realizar trabalhos de investigação. Antes, tinha de sair de casa para escrever na Faculdade. Agora, será mais fácil estudar e produzir com autonomia”, disse Zamu Zamu Cassino, estudante do 3.º ano do curso de Física.

Na mesma linha, Anzita Celestino, estudante de Biologia, destacou a importância do equipamento para as actividades académicas e científicas, dado que o computador vai facilitar a leitura, pesquisa, produção de artigos e o acesso à informação científica.