Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

UEM promove workshop sobre validação da Nova Política de TIC

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) realizou, na Terça-feira (11/11), o workshop de Validação da Política de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), um instrumento que poderá aumentar a disponibilidade e segurança dos aplicativos e serviços tecnológicos da Universidade.

O documento, construído em parceria com o programa SPIDER da Universidade de Estocolmo, Suécia, vai servir de roteiro para modernizar radicalmente a infra-estrutura e os serviços tecnológicos da universidade nos próximos quatro anos.

O evento, organizado em colaboração com o Centro de Informática da UEM (CIUEM), teve como objectivo principal validar as conclusões de um diagnóstico detalhado sobre as TIC na instituição e afinar os cinco pilares estratégicos da nova política, nomeadamente desenvolver capacidades e reter talentos em TIC, expandir a banda larga e a alfabetização digital, digitalizar e automatizar os processos universitários, possibilitar o ensino e a pesquisa digitais e incorporar a gestão da mudança e a aprendizagem contínua.

O objectivo é garantir que todas as partes interessadas tenham acesso contínuo, seguro, confiável e fácil a serviços e recursos online, disponíveis sob demanda, a qualquer momento e de qualquer local, dentro ou fora das instalações institucionais.

“Para maximizar o valor disso, é essencial garantir que todos os usuários tenham o nível necessário de alfabetização digital para se engajarem produtivamente com recursos online internos e externos de forma contínua”, explicou Ali Ndiwalana, representante do SPIDER.

Destacou que a materialização dos objectivos desta política exige gestão, controlo e manutenção de ponta a ponta de todos os recursos digitais por meio da implementação das estruturas e processos necessários e do estabelecimento de programas de incentivo e oportunidades de desenvolvimento profissional para atrair, reter e capacitar técnicos.

Por sua vez, o Director do CIUEM, Doutor Luís Neves, afirmou que, neste workshop, se levantou uma série de constatações que vão permitir a criação de um plano de acção para a implementação de uma estratégia de quatro anos. “Estamos, neste momento, a colher contribuições das diversas unidades orgânicas da UEM para a elaboração de um instrumento final que, futuramente, poderá servir de referência para a instituição”, disse.

Revelou que já existe uma proposta de orçamento e discute-se, neste momento, a estratégia de angariação de fundos para a implementação da estratégia nos próximos tempos. “Há uma perspectiva de algum apoio da Suécia a partir do próximo ano e contamos com a colaboração   do SPIDER. Continuamos a lutar para ter mais fundos necessários para a implementação desta estratégia”, garantiu.