Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

UEM participa na V Conferência Bienal da ARUA

Uma delegação liderada pelo Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, participou na V Conferência Bienal Internacional da Aliança das Universidades Africanas de Investigação (ARUA), que decorreu entre 29 e 31 de Outubro de 2025, na Universidade de Makerere, em Uganda.

Para além da Conferência, o Reitor participou da reunião do Conselho de Administração da ARUA, órgão composto pelos Reitores das 23 Universidades africanas membros, responsável pela deliberação sobre aspetos estratégicos e outras matérias relevantes da associação.

Sob o tema “Pesquisa, Inovação e Inteligência Artificial para a Transformação de África”, a conferência reuniu líderes universitários, investigadores, formuladores de políticas, gestores de investigação, parceiros de cooperação e sector privado de várias partes do mundo, para discutir como a inteligência artificial (IA) e a inovação podem impulsionar o desenvolvimento de África.

O evento, que assinalou o 10º Aniversário da Aliança, destacou a necessidade de reforço de redes de colaboração entre universidades africanas, e estas com as demais do mundo que já demonstram algum avanço considerável no uso destes sistemas de notável relevância para o desenvolvimento da ciência no geral. O objectivo da iniciativa é, entre outros, garantir o fortalecimento da capacidade de investigação voltada para a transformação sustentável do continente e incentivar o envolvimento de África na agenda global tecnológica.

Dividido em várias sessões, o evento procurou, em cada uma delas, elencar recomendações específicas que, imediatamente, poderão ser implementadas em cada um dos sectores das universidades presentes. A sessão de abertura, dirigida por Doutora Musenero Monica Masanza, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação no Gabinete do Presidente de Uganda, destacou a necessidade de desenvolvimento de políticas para integração da IA na agenda de desenvolvimento de África, assim como a definição de um quadro estratégico para capacitação e financiamento de investigação orientada pela IA.

Em termos de áreas temáticas, a conferência destacou cinco, designadamente: Inteligência Artificial e Desenvolvimento; Ecossistemas de Inovação, Pesquisa para a Transformação; Fortalecimento de Capacidades; e Equidade e Ética. Da primeira à última, as sessões discutiram a aplicação da IA na governação, educação, saúde, agricultura e resiliência climática; o reforço das parcerias entre universidades e indústria, bem como os centros de inovação; a promoção da investigação  interdisciplinar e políticas baseadas em dados para o desenvolvimento africano; o desenvolvimento do capital humano e infraestrutura de investigação para o avanço da IA e da tecnologia; e a garantia de inclusão, responsabilidade social e governação ética das tecnologias emergentes.

A Universidade Eduardo Mondlane esteve representada por 4 grupos técnicos, os Delegados à Conferência, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior (Reitor da UEM), Prof. Doutor Nelson Zavale e Prof. Doutor Hermínio Muiambo; os alumni do University Administration Support Program (UASP) financiado pela IREX, Prof.ª Doutora Amália Uamusse (Vice-Reitora Académica) e Mestre Uaite Primeiro; os Representantes da Cátedra Oliver Tambo, Professor Almeida Sitoe e Prof.ª Nícia Givá; e dois investigadores da Faculdade de Ciências, Doutor Manuel Nhangumbe e Lic. Lúcio Nhampimbe.

A participação destes representantes esteve assente em comunicações orais dos seus trabalhos de investigação nos painéis sobre “Aplicação da IA na Investigação e Inovação em Universidades Africanas” e “Melhoria da Infraestrutura para a Ciência e Tecnologia na IA, e exposição em forma de poster que relatam o progresso das actividades inseridas no Programa UASP.

Recorde-se que a UEM foi admitida nesta organização em Outubro de 2023, como membro associado. A ARUA é composta por 23 Universidades africanas com foco na investigação e promoção da excelência científica no continente.

A VI conferência terá lugar na Rhodes University, na Africa do Sul.