Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

UEM e Turquia reforçam cooperação e alargam oportunidades de estágios e bolsas

A cooperação entre Moçambique e a Turquia ganha novo impulso no domínio do ensino superior.Empresas turcas que operam no país poderão passar a conceder oportunidades de estágios profissionais a estudantes de diversos cursos da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).
O compromisso foi assumido pelo Embaixador da Turquia em Moçambique, Ferhat Alka, durante um encontro de cortesia com o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, realizado, em Maputo.
Na ocasião, o diplomata manifestou a disponibilidade de encetar diligências junto das companhias turcas instaladas no país para que estas integrem estudantes da UEM em programas de estágio, reforçando a ligação entre a academia e a indústria e contribuindo para uma formação mais prática e alinhada às exigências do mercado de trabalho.
Além dos estágios, o Governo turco pretende expandir as oportunidades de bolsas de estudo atribuídas a cidadãos moçambicanos. Neste contexto, a UEM é vista como parceiro estratégico, atendendo à sua ampla comunidade académica — com mais de 40 mil estudantes provenientes de todas as regiões do país — e às suas plataformas institucionais de divulgação de oportunidades formativas.
Ferhat Alka destacou ainda as excelentes relações de cooperação entre os dois países, sublinhando que a Turquia tem vindo a implementar diversos programas de desenvolvimento em Moçambique, com impacto directo na melhoria das condições de vida das populações.
Por sua vez, o Reitor da UEM recordou que a instituição mantém já parcerias com algumas universidades e instituições de formação turcas, reiterando total abertura para aprofundar a
cooperação académica, científica e institucional com aquele país.
Durante o encontro, as partes acordaram na criação de equipas técnicas para dar seguimento às matérias discutidas, com vista à implementação célere das iniciativas anunciadas.