Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

UEM alarga prazo de candidaturas e anuncia 124 cursos para 2026

EXAMES DE ADMISSÃO

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) vai realizar os Exames de Admissão para o ano lectivo de 2026 entre 06 e 09 de Janeiro. Para este processo, a instituição disponibiliza 124 cursos presenciais nos níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento, dos quais 89 em regime laboral e 35 em regime pós-laboral, totalizando 4.790 vagas.

Com o objectivo de permitir a participação de um maior número de candidatos, a UEM prorrogou o prazo de inscrição para o Ensino Presencial. O novo limite para submissão de candidaturas passa a ser 10 de Dezembro de 2025.

A extensão do prazo abrange também a UniZambeze e o Instituto Superior Politécnico de Quissico (ISPQ), instituições que integram o mesmo calendário de admissões.   A medida visa garantir que mais candidatos concluam os procedimentos de inscrição num período marcado por elevada procura.

No âmbito da Reforma Institucional em curso, a UEM introduz cinco novos cursos de licenciatura, nomeadamente Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Telecomunicações, Ecoturismo e Conservação da Natureza, Psicologia das Necessidades Educativas Especiais e Psicologia das Organizações.

Em conferência de imprensa, o Director Pedagógico, Prof. Doutor Elias Manjate, apelou aos interessados para consultarem o Edital dos Exames de Admissão, disponível em todas as plataformas digitais da UEM. Reforçou ainda que a candidatura só é considerada válida após o pagamento da taxa de inscrição.

Ao contrário do Ensino Presencial, as candidaturas para os cursos de de Ensino à Distância (EaD) permanecem abertas até 16 de Janeiro de 2026, oferecendo um período adicional aos candidatos interessados nesta modalidade.