
Reitor reforça mensagem de proximidade e motivação académica
EM ALMOÇO COM ESTUDANTES DA R8
O Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, partilhou, na Sexta-feira (12/12), um almoço com estudantes residentes na R8, num gesto simbólico que assinalou antecipadamente a quadra festiva e vincou a ligação entre a liderança universitária e a comunidade estudantil.
À chegada ao refeitório, o Reitor saudou funcionários e estudantes presentes, juntando-se à fila como qualquer outro utente. Ao longo do percurso, interagiu, de forma descontraída, com os estudantes, ouvindo comentários, respondendo a perguntas e partilhando momentos de boa disposição. No momento de ser servido, conversou igualmente com os funcionários, num ambiente marcado por proximidade e cordialidade.
Depois, sentou-se junto dos estudantes, onde partilhou a refeição e manteve um diálogo aberto sobre questões académicas, desafios pessoais e perspectivas para o próximo ano. Ao concluir o almoço, o Reitor explicou que a iniciativa tinha como objectivo desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, mas também transmitir uma mensagem de motivação. “Estes são os futuros dirigentes da nação. Queremos que tenham foco, dedicação e que sejam bem formados, porque o país precisa da sua capacidade e do seu talento.”, afirmou.
O Presidente da Associação dos Estudantes Universitários (AEU), Daniel Chamboco, acompanhou o encontro e destacou o seu valor simbólico para os estudantes. “A Universidade está mais próximo de nós, por isso abriu espaço para interação e perceber quais são as dificuldades enfrentadas neste momento”, sublinhou.
A iniciativa foi bem recebida pelos estudantes, que consideraram o gesto um sinal claro de abertura e de reforço da cultura de integração e apoio dentro da Universidade Eduardo Mondlane.
