
Programa Movimento Saudável: 10 anos ao serviço da saúde e bem-estar na UEM
O Programa Movimento Saudável, da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), celebra dez anos de promoção da saúde, bem-estar físico e psicológico da comunidade universitária.
Criado em Outubro de 2015, o programa tem como objectivo incentivar a prática regular de actividade física como forma de melhorar a qualidade de vida de estudantes, docentes, investigadores, corpo técnico-administrativo e seus familiares. Ao longo da última década, a iniciativa consolidou-se como um importante espaço de convívio, prevenção de doenças e combate ao sedentarismo.
Os participantes afirmam que prática regular de exercício físico no âmbito do Movimento Saudável tem contribuído para a redução do stresse, melhoria da disposição, fortalecimento das relações interpessoais e aumento da produtividade académica e laboral.
Destacam ainda o papel do programa como complemento às recomendações médicas e na redução do absentismo por motivos de saúde.
Sílvia Sitoe, da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, participante desde 2023, afirma que a adesão ao programa trouxe melhorias significativas para a sua saúde. “Sou hipertensa e, desde que comecei a praticar os exercícios, nunca mais tive crises. Além disso, fiz novas amizades”, referiu.
Eulália Chiau, do CEISA, integra o programa desde a sua criação e destaca os benefícios acumulados ao longo dos anos. “A ginástica ajuda-me a manter a saúde e a disposição. Também incentivo colegas a participarem, porque melhora muito o seu bem-estar”, afirmou.
Para a Directora do Centro de Desenvolvimento do Desporto da UEM, Mestre Lurdes Munguambe, o programa é um exemplo de compromisso da universidade com a promoção de hábitos saudáveis. “O Movimento Saudável é mais do que ginástica, é uma estratégia de prevenção, saúde e integração social. Estamos orgulhosos de celebrar 10 anos de sucesso e esperamos continuar a expandir a participação de toda a comunidade universitária”, afirmou.
As actividades do Programa Movimento Saudável realizam-se às segundas, quartas e sextas-feiras, das 16h00 às 17h00, e são abertas a toda a comunidade universitária. A coordenação reforça que o programa não é exclusivo para mulheres e convida todos a aderirem, sublinhando que investir em actividade física é investir em saúde.
