Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Mohsin Sidat apresentado aos órgãos colegiais

Após a cerimónia de tomada de posse orientada pelo Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, o novo Vice-Reitor para Administração e Recursos da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Prof. Doutor Mohsin Sidat, foi oficialmente apresentado aos principais órgãos colegiais da instituição.

A cerimónia singela, mas carregada de simbolismo, teve lugar na Quinta-feira (09/10), em Maputo, na Sala dos Actos Grandes da Reitoria, perante representantes dos diferentes grupos sociais que compõem a Universidade, nomeadamente docentes, investigadores, estudantes e membros do Conselho Técnico-Administrativo (CTA).

Ao intervir na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, salientou que a mudança de actores, de processos e de políticas é algo comum na vida da instituição, afirmando que “foi assim no passado, é assim no presente e tudo indica que será assim no futuro”.

Dirigindo-se particularmente ao recém-empossado, o Reitor sublinhou que a sua eleição e consequente nomeação expressam a admiração e confiança da comunidade universitária nesta fase de transformação da história institucional. Reiterou, igualmente, o compromisso da UEM com o cumprimento das orientações emanadas pelo Presidente da República, durante a cerimónia de posse, mormente ao papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento sustentável do país, particularmente no relativo às tecnologias de informação e comunicação, especificamente sobre a Inteligência Artificial.

Guilherme Júnior destacou que o Prof. Doutor Mohsin Sidat ingressa na equipa de gestão da Universidade “num momento histórico que vai marcar gerações, a Reforma Institucional e a sua componente académica em curso”. Acrescentou ainda: “estamos felizes porque o Senhor Vice-Reitor conhece a casa e parte dos seus desafios. Contamos com a sua experiência académica e de gestão em todo o ecossistema universitário”.

O Reitor manifestou confiança de que o novo Vice-Reitor possa se apropriar dos reais desafios que a UEM enfrenta, tanto no domínio académico como nos processos administrativos, parte dos quais constituem um verdadeiro calcanhar de Aquiles para o desenvolvimento da instituição.

Na sua intervenção, o Prof. Doutor Mohsin Sidat reconheceu e assumiu o desafio de assegurar uma formação de excelência, bem como de fortalecer a investigação, a inovação e a extensão universitária, pilares considerados essenciais para uma universidade comprometida com o desenvolvimento socioeconómico, científico e sustentável do país.

Agradecendo o acolhimento e a confiança depositada, afirmou possuir a mesma visão de transformar a UEM numa Universidade de Investigação, que seja moderna, inclusiva e socialmente comprometida. “Reafirmo o meu compromisso em trabalhar com todos numa base da colaboração mútua, no diálogo e na transparência, porque acredito firmemente que, unidos pela mesma visão e objectivos, seremos capazes de transformar os desafios em oportunidades e concretizar os ideais que orientam a nossa Universidade”, assegurou o Vice-Reitor.

No encerramento, Mohsin Sidat apelou à comunidade universitária para que se continue a cultivar a excelência académica, o rigor científico e o compromisso com a transformação da UEM em Universidade de Investigação.

Com uma sólida formação académica e reconhecida experiência no ensino e na gestão da saúde, Mohsin Sidat é Doutor em Saúde Pública pela Universidade de Melbourne (Austrália), Mestre em Doenças Infecciosas pela Universidade de Londres/London School of Hygiene and Tropical Medicine, e Licenciado em Medicina pela própria Universidade Eduardo Mondlane.