
Mais de 26 mil candidatos disputam 4.700 vagas de ingresso à UEM
Arrancam, amanhã, à escala nacional, até ao próximo dia 09 de Janeiro, os exames de admissão à Universidade Eduardo Mondlane (UEM), UniZambeze e ISPQ. Para o ano lectivo 2026, cerca de 26.827 candidatos disputam 4.790 vagas de ingresso à UEM, das quais 3200 para cursos no período laboral e 1590 para o período pós-laboral. Em relação a 2025, houve um incremento no número de candidatos em 8,7 por cento.
Dos candidatos aos exames de admissão, 58% são do sexo feminino e 42% do sexo masculino. Os cursos de Medicina, Direito, Engenharia Informática, Contabilidade e Finanças, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Petróleo e Gás Natural são os mais concorridos.
Em conferência de imprensa, a Chefe do Departamento de Admissão à UEM, Prof.ª Doutora Isabel Guiamba, explicou que, para o ano lectivo 2026, os exames serão realizados no modelo misto, consistindo em exames integrados, com uma duração de 3:00h para duas disciplinas, e exames não integrados, com duração de 1:30h para cada disciplina.
Os exames não integrados são para cursos com carácter específico como Música, Teatro e Aptidão Física para o curso de Ciências de Desporto.
Isabel Guiamba adverte que telemóveis, máquinas de calcular ou outros dispositivos eletrónicos não são permitidos na sala de exames. “O candidato que for encontrado na posse destes dispositivos terá o seu processo anulado e será penalizado, conforme previsto no Edital dos Exames de Admissão”, disse.
Para o ano 2026, a UEM oferece um total de 124 cursos de graduação na modalidade presencial. Destes, 89 são do período laboral e 35 do pós-laboral.
No âmbito da reforma curricular em curso na UEM, serão introduzidos cinco novos cursos, para o presente ano lectivo, oferecidos nos dois períodos, nomeadamente Engenharia de Petróleo e Gás Natural, Engenharia de Telecomunicações, Ecoturismo e Conservação da Natureza, Licenciatura em Psicologia das Organizações e Licenciatura em Psicologia das Necessidades Educativas Especiais.
Em relação ao Ensino à Distância, são leccionados quatro cursos, nomeadamente Administração Pública, Gestão de Negócios, Marketing e Relações Públicas e, Organização e Gestão da Educação.
O ingresso a estes cursos não é sujeito à realização de Exames de Admissão e tem vagas ilimitadas. As inscrições para estes cursos continuam abertas até ao dia 16 de Janeiro corrente.