Visão
Visão
A Faculdade olha o futuro com desafios importantes por realizar:
1. Ao nível da Investigação
centrar a investigação em:
- Degradação da base dos recursos naturais devido ao aumento da pressão populacional e práticas do uso e gestão de terra.
- Existência de condições naturais adversas (cheias, secas, incêndios, pragas e doenças);
- Existência de condições sócio-económicas adversas para o uso sustentável dos recursos naturais e para a produção;
- Existência de alternativas tecnológicas apropriadas para a produção e o uso sustentável dos recursos naturais, e
- Pobreza nas zonas rurais levando a insegurança alimentar.
2. Ao nível de Extensão e prestação de serviços
- Transformar o actual GRNB (Grupo de Gestão de Recursos Naturais e Biodiversidade) num Centro de Estudos em Gestão de Recursos Naturais e Biodiversidade (CERNE) com as responsabilidades de:
- Desenvolver programas de investigação e de desenvolvimento rural; * educar e disseminar conhecimentos; * estabelecer ligações e redes com os "stakeholders"; * trabalhar como um grupo de consultoria; * melhorar o ambiente de ensino; * melhorar o cometimento dos docentes para com o ensino e investigação, e * contribuir para a capacitação institucional e apoio financeiro a Faculdade
3. Ao nível de Administração e finanças
- Reformulação Financeira e Administrativa por forma a que, tendo em consideração a sua complexidade a Faculdade adopte uma gestão descentralizada, eficiente e transparente.
- Aumento do numero de departamentos dos actuais 3 ( Produção e Protecção Vegetal, Engenharia Rural e Engenharia Florestal) para 5 com a formação de departamentos de Economia e Extensão Agrária e Engenharia Ambiental.
4. infraestruturas físicas
- Para responder a estes todos desafios há uma necessidade imperiosa de redimensionar as infraestruras físicas. Assim planeia-se que até 2006 a Faculdade passe dos actuais 5365 m2 para 15360 m2, o correspondente a 16 m2 por estudante. Esta área seria usada para edificação de mais salas, novos laboratórios, novos gabinetes e armazéns para material diverso. Espera-se portanto, que no futuro a Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal seja um Centro de Excelência e Inovação com:
- Um papel activo na resposta aos desafios do desenvolvimento sócio-económico e tecnológico do país e do mundo;
- uma integração local do triângulo ensino/treino, investigação e extensão, de uma forma sustentável e segundo um método participativo e multidisciplinar.