1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Chamada para o Curso Avançado de Supervisão de Estudantes

UEM-SIDA BILATERAL RESEARCH PROGRAMME
Quality Assurance of Research and post-graduate Training (QuART)

Chamada para o Curso Avançado de Supervisão de Estudantes

1 – 3 de Novembro de 2022, 9:00h – 16:00h, Sala 304 da FACED, UEM

14 ou 16 de Novembro de 2022 (tbc), 13:00h-16:00h (Zoom)

13-15 de Dezembro de 2022, 9:00h – 16:00h, Sala 304 da FACED, UEM

UEM, Maputo, Moçambique

 

Prazo de inscrição: 22 de Outubro de 2022

 

Contexto em que surge o curso

O Programa Bilateral de Cooperação UEM-SIDA inclui uma componente transversal (Componente de Apoio Chave: Garantia de qualidade da investigação e formação em pós-graduação). Esta componente tem como objectivo desenvolver capacidade para garantir, a curto e longo prazos, a qualidade de formação e de pesquisa tanto ao nível dos programas de investigação/pós-graduação como da UEM como instituição. Esta componente tem três objectivos estratégicos: (1) melhorar a qualidade dos programas/cursos de pós-graduação/investigação (2) melhorar a qualidade do ambiente de investigação institucional e (3) fortalecer a capacidade institucional da UEM para desenvolver, gerir e melhorar continuamente o seu sistema de GQ. A supervisão da pós-graduação na UEM é parte integrante do Programa Bilateral. Está orientada para a prossecução dos primeiros dois objectivos estratégicos e conta com uma parceria de duas universidades suecas, nomeadamente a Universidade de Uppsala (UU) e a Universidade Sueca de Ciências Agrícolas (SLU).O presente Curso Avançado de Supervisão de Estudantes foi concebido na base no perfil e experiência dos docentes da UEM em matéria de supervisão e o mesmo será administrado fundamentalmente na modalidade híbrida, sendo que apenas uma sessão das cinco previstas é que será online. O endereço para esta sessão (Zoom) será providenciado oportunamente. Acredita-se e se espera que após a conclusão do mesmo os participantes se sintam mais confiantes no seu papel como supervisores na pós-graduação.

Condições de participação e público-alvo

O número máximo de participantes ao curso é de vinte e cinco (25) pessoas. A participação no curso é condicionada a uma inscrição que o interessado deverá efectuar junto ao Gabinete de Planificação, Qualidade e Estudos Institucionais (GaPQEI) da UEM até ao dia 22 de Outubro de 2022 e a admissão irá obedecer ao sistema de “quem se escreveu primeiro”. O equilíbrio do género e variedade das áreas temáticas serão tomados em consideração no momento de apuramento dos candidatos. São critérios para ser admitido ao curso os seguintes:

  • Ser docente e/ou investigador com nível de Doutoramento, com ou sem experiência de supervisão e leccionando numa unidade orgânica da UEM.
  • Ter disponibilidade para participar integralmente na capacitação e para completar e submeter todas as tarefas que integram o curso.
  • Ter conhecimento de Inglês ao nível de compreensão.
  • Estar inscrito ao GaPQEI da UEM por via de uma ficha que lá se encontra disponível.
  • Pertencer ao Programa de Cooperação UEM x Suécia é uma vantagem.

Características e duração do curso

Este curso é um pacote composto por 3 partes, com uma duração de 6 dias (42h) nas Partes I e III cada e de ½ dia (3h) na Parte II:

  • Parte I: 1-3 de Novembro de 2022, 9:00h – 16:00h, Sala 304, FACED/UEM
  • Parte II: 14 ou 16 de Novembro de 2022 (tbc), 13:00h-16:00h (ZOOM)
  • Parte III: 13 – 15 de Dezembro de 2022, 9:00h – 16:00h, Sala 304, FACED/UEM.

O curso é equivalente a três (3) semanas de trabalho, incluindo os trabalhos de casa, interacção no portal Vula/Moodle, leituras e trabalhos em grupo. Destas três semanas, 42h serão de contacto presencial e 3h de interacção online.

Temas a serem abordados

Os temas a serem abordados no curso são os seguintes:

  • Introdução à pesquisa educacional: regulamentos e organização
  • Introdução ao Plano Individual de Estudo (ISP)
  • Género na supervisão
  • Papéis e responsabilidades na supervisão
  • Internacionalização e supervisão
  • Gestão de conflitos e comunicação
  • Feedback óptimo
  • Supervisão e escrita académica
  • Ética na investigação
  • Gestão do tempo
  • Supervisão conjunta
  • Supervisão à distância
  • Minha própria história de supervisão

Para além destes temas o curso incluirá tarefas orientadas para a avaliação do nível de desenvolvimento das competências adquiridas ao longo da formação.

Formato

As Partes I e III do curso serão oferecidas no formato presencial enquanto a Parte II será numa sessão online (Zoom) e com o recurso a plataforma Vula (MOODLE da UEM), através do site www.vula.uem.mz acedido por via de uma conta individual que será criada para o efeito. Para se aceder à sala do curso o participante seleccionará o nome do curso (Supervisão de Estudantes) a partir do menu no canto superior esquerdo do seu ecrã onde encontrará as instruções sobre como usar o Vula bem como outras informações relacionadas com o curso.
Especificamente o formato do curso compreende:

  • Tarefas individuais a serem feitas e submetidas antes do início de cada uma das partes I, II e III.
  • Sessões presenciais e online nas datas indicadas
  • Leituras, tarefas e trabalhos individuais/em grupo a serem submetidas no Moodle durante o decurso das sessões.

As apresentações serão normalmente abertas e baseadas essencialmente no diálogo entre os participantes e o facilitador. Grande parte do curso se baseia também na participação, diálogo e discussões entre os participantes.

Língua de trabalho

O curso será ministrado basicamente em Inglês de modo a permitir a comunicação plena com alguns facilitadores que não dominam a língua portuguesa. Entretanto, certas sessões interactivas e algumas tarefas serão efectuadas na língua portuguesa.

Resultados esperados

No final deste curso o participante deverá ser capaz de:       

  • Descrever os papéis e responsabilidades na supervisão;
  • Orientar os estudantes na escrita académica;
  • Dar feedback na supervisão ao estudante;
  • Aplicar um modelo de gestão de tempo na supervisão;
  • Usar ferramentas para gestão de questões de género na supervisão;
  • Providenciar uma supervisão conjunta, à distância e eticamente responsável;
  • Apresentar pelo menos 3 soluções para os desafios da internacionalização na supervisão.

Certificados

Todos os participantes que completarem com sucesso as três partes do pacote (participação a 100% e entrega das tarefas necessárias) receberão um certificado emitido conjuntamente pela SLU e pela UEM. Os participantes que faltarem em mais do que a metade do tempo das sessões e os que não tiverem submetido um mínimo de três tarefas não serão considerados como tendo completado o curso.

Facilitadores do Curso

O curso terá como facilitadores uma equipa conjunta de professores e pesquisadores suecos e moçambicanos. Cecília Almlov, Alexandra D’Urso e Henrik Viberg são profissionais suecos experientes em matéria de supervisão e trabalham nas universidades suecas de Uppsala e SLU.

Alexandra D’Urso é uma Técnica de Desenvolvimento Educacional na SLU. Tem background em Curriculum e Instrução com foco na Língua, Cultura e Sociedade. Na SLU, algumas das suas responsabilidades incluem a leccionação de cursos de pedagogia no ensino superior em assuntos sobre pensamento crítico e provisão de apoio aos docentes.

Betty Ezati é Professora Associada e Directora da Escola de Educação da Universidade de Makerere, Uganda. Com formação em ensino e aprendizagem no ensino superior, gestão de investigação e gestão organizacional, a Dra Betty tem sido responsável pela formação pedagógica do pessoal académico universitário desde 2006. Ela tem facilitado esta formação ao pessoal docente da Universidade de Makerere e de outras universidades em África. Adicionalmente, desde 2014, ela tem sido uma facilitadora de formação em supervisão. A Dra Betty Ezati já supervisionou mais de 10 doutoramentos concluídos. Tem conduzido pesquisas e publicado em práticas de ensino, aprendizagem e educação em situações de emergência.

Cecilia Almlöv é a Directora da Unidade de Desenvolvimento Educacional na SLU. Esta unidade é responsável pela formação de docentes e supervisores de doutoramento da universidade. Ela está envolvida na pesquisa em supervisão doctoral e as suas principais áreas de interesse são a interacção no ensino doctoral em ambientes de investigação e as situações emocionais que os supervisores enfrentam e sua resiliência.

Henrik Viberg é um Técnico de Desenvolvimento Educacional afecto à Universidade de Uppsala. Com background em toxicologia ambiental, Viberg trabalha actualmente em assuntos de garantia de qualidade para docentes e supervisores no ensino superior, com foco especial na investigação educacional, supervisores e processos de supervisão.

Os facilitadores moçambicanos são docentes e pesquisadores da UEM que beneficiaram de formação em matéria de supervisão na Suécia e formados localmente em matéria de Andragogia e Concepção de Materiais pelo International Finance Corporation do Banco Mundial e certificados pelo The Learning and Performance Institute.

Xavier Justino Muianga é Professor Auxiliar na Faculdade de Educação da UEM e Director do Centro de Desenvolvimento Académico. É especialista em ciências de computação e sistemas e é formador em cursos de pedagogia de ensino superior, avaliação de estudantes, apoio aos docentes no uso das TIC para o Ensino e aprendizagem assim como apoio académico aos estudantes. Fez vários cursos de supervisão facilitados pelas universidades de SLU e Uppsala (Suécia), é co-autor do Manual de Supervisão da UEM e participou em cursos de Formação de Formadores (ToT) e Desenho Instrucional (ID) ambos certificados peloThe Learning and Performance Institute

Francisco Maria Januário é Professor Auxiliar na Faculdade de Educação da UEM e doutorado em Avaliação e Garantia de Qualidade em Educação e Formação. Coordena o curso de supervisão de estudantes no GaPQEI e as suas áreas de interesse incluem avaliação e garantia de qualidade em educação, ensino de ciências naturais e matemática, políticas públicas e género em educação. Frequentou vários cursos de supervisão nas universidades de SLU e Uppsala (Suécia), é co-autor do Manual de Supervisão da UEM e fez cursos de Formação de Formadores (ToT) e Desenho Instrucional (ID) ambos certificados pelo The Learning and Performance Institute

Inácio Calvino Maposse é Professor Associado na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da UEM. Lecciona as cadeiras de Pastos e Forragens e Métodos de Investigação Científica na graduação e pós-graduação. Frequentou vários cursos de supervisão nas universidades de SLU e Uppsala (Suécia), é co-autor do Manual de Supervisão da UEM e fez cursos de Formação de Formadores (ToT) e Desenho Instrucional (ID) ambos certificados peloThe Learning and Performance Institute.

Maida Abdulssatar Khan é Professora Associada e doutorada em Engenharia Química e de Processos. Foi Directora Pedagógica da UEM e as suas áreas de interesse incluem desenvolvimento curricular e supervisão no ensino superior. Frequentou vários cursos de supervisão nas universidades de SLU e Uppsala (Suécia), é co-autora do Manual de Supervisão da UEM e fez cursos de Formação de Formadores (ToT) e Desenho Instrucional (ID) ambos certificados peloThe Learning and Performance Institute.

Manuel Lázaro Chissico é Professor Associado, doutorado em Ciências Técnicas com especialização em Tecnologia de Construção de Máquinas e está afecto ao Departamento de Física da Faculdade de Ciências da UEM. Frequentou vários cursos de supervisão nas universidades de SLU e Uppsala (Suécia), é co-autor do Manual de Supervisão da UEM e fez cursos de Formação de Formadores (ToT) e Desenho Instrucional (ID) ambos certificados peloThe Learning and Performance Institute.

Nelson Casimiro Zavale é Professor Associado na Faculdade de Educação da UEM e é/foi Pesquisador Associado em várias instituições académicas internacionais (por exemplo, Centre for Studies of Higher Education, Universidade de California-Berkeley, EUA; International Centre for Higher Education Research, Universidade de Kassel, na Alemanha; Centre for African Studies, Universidade de Basileia, Suíça). Dedica-se ao ensino, pesquisa e extensão sobre os sistemas de educação, ensino superior, ciência, tecnologia e inovação. Foi Director do extinto Gabinete para a Qualidade Académica da UEM e actualmente colabora no âmbito do projecto “Quality Assurance of Research and Post-graduate Training” do programa bilateral de cooperação UEM-Sida e coordena a sub-componente referente ao fortalecimento do sistema de investigação. É co-autor do Manual de Supervisão da UEM e fez cursos de Formação de Formadores (ToT) e Desenho Instrucional (ID) ambos certificados pelo The Learning and Performance Institute.

Rehana Dauto Capurchande é Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia, UEM. É Chefe de Departamento Central de Formação do CeCAGe e tem um background em Sociologia e Género. Tem experiência como formadora em cursos de curta duração, frequentou vários cursos de supervisão nas universidades de SLU e Uppsala (Suécia), é co-autora do Manual de Supervisão da UEM e fez cursos de Formação de Formadores (ToT) e Desenho Instrucional (ID) ambos certificados pelo The Learning and Performance Institute.

Crisófia Langa da Câmara é doutorada em Linguística, Investigadora Auxiliar do Centro de Estudos Africanos da UEM e colaboradora do Centro de Desenvolvimento Académico. As suas áreas de interesse incluem qualidade em educação, políticas linguísticas e de género na educação, contacto de línguas, formação de professores e produção de manuais de ensino. Fez cursos de Supervisão Académica, Formação de Formadores (ToT) e Desenho Instrucional (ID) estes dois últimos certificados pelo The Learning and Performance Institute.

Tufária Nazimo Ibrahimo Mussá é Directora Adjunta para Investigação e Extensão e Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane. Doutorada em Imunologia pela Universidade Autónoma de Barcelona em 2012 ela é docente, mentora e supervisora de estudantes de licenciatura, mestrado e de doutoramento. Desenvolve pesquisa em Vírus Respiratórios, Tuberculose, Diabetes e em Transfusão de Sangue. Tem experiência de gestão e implementação de projectos, tem 23 publicações em revistas indexadas e com revisão de pares. É membro do Network VALIDATE, do RSV Gold project, do Conselho de Administração da Fundação Manhiça, da Comissão Nacional de Farmacovigilância, da Comissão de Peritos da Pólio e fez cursos de Formação de Formadores (ToT) e Desenho Instrucional (ID) ambos certificados pelo The Learning and Performance Institute.

Pessoas de contacto

Se tiver alguma dúvida ou algum pedido de esclarecimento a colocar sobre o curso no que concerne aos conteúdos, tarefas ou qualquer outra orientação, contacte:

  • Francisco Januário, E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , Cell: +258 87 398 1112
  • Xavier Muianga, E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , Cell: +258 84 398 7243
  • Natalie Jellinek, E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para inscrições ao curso contacte o GaPQEI:

  • Lurdes Cossa, E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , Cell: +258 82 491 9750

Ficha de inscrição

A ficha de inscrição está disponível aqui

Resumo do Programa

O programa detalhado será fornecido oportunamente aos candidatos apurados. A seguir se apresenta o resumo do programa do curso:


1 de Novembro de 2022 (9:00 – 16:00h), Sala 304, FACED, UEM
  • Introdução à pesquisa educacional: regulamentos e organização
  • Introdução ao Plano Individual de Estudo

2 de Novembro de 2022 (9:00 – 16:00h), Sala 304, FACED, UEM

  • Género na supervisão
  • Papéis e responsabilidades na supervisão

3 de Novembro de 2022 (9:00 – 16:00h), Sala 304, FACED, UEM

  • Internacionalização e supervisão
  • Feedback óptimo

14 ou 16 de Novembro de 2022 (13:00 – 16:00h), Zoom

  • Gestão de conflitos e comunicação

13 de Dezembro de 2022, (9:00 – 16:00h), Sala 304, FACED, UEM

  • Supervisão e escrita académica
  • Ética na investigação

14 de Dezembro de 2022 (9:00 – 16:00h), Sala 304, FACED, UEM

  • Gestão do tempo
  • Supervisão conjunta

15 de Dezembro de 2022 (9:00 – 16:00h), Sala 304, FACED, UEM

  • Supervisão à distância
  • Minha própria história de supervisão