1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Novos ingressos à UEM expectantes quanto ao arranque do ano lectivo 2017

dra-matriculasEstudantes que este ano entram pela primeira vez no ensino superior estão motivados e expectantes quanto ao início do ano lectivo 2017, que arranca oficialmente a 24 de Fevereiro, com uma aula inagural a ser proferida pelo Prof. Doutor Almeida Sitoe, no Centro Cultural Universitário da UEM.
Entre a azáfama do corre para lá e para cá por ocasião das matriculas, os novos ingressos reservaram tempo para confidenciarem à nossa reportagem a sua satisfação pela concretização de uma etapa importante das suas vidas, o ingresso à uma instituição superior de referência.
No caso em apresso a satisfação era a dobrar, pois, tratava-se de acesso a formação superior na Universidade Eduardo Mondlane, instituição histórica e de boa reputação, que desde tenra idade ouviram falar. Contaram-nos que a UEM formou seus pais e tios, e outras individualidades que dizem conhecer entre famosos e anónimos que hoje, graças ao domínio da ciência e da técnica, adquiridos nesta universidade, encontram-se em diversas frentes contribuindo para o desenvolvimento do país.
No ano lectivo 2017, a UEM admitiu 5265 estudantes, dos mais 21 mil candidatos que concorreram nos exames de admissão que se realizaram entre os dias 09 e 13 de Janeiro, em todo o país.
Os novos ingressos afiançaram-nos que conseguir uma vaga na UEM era o culminar de um esforço abnegado caracterizado por horas a fio passados dentro de uma biblioteca e de noites sem dormir.
Valeriano Chichava, que vai frequentar o curso de Licenciatura em Biologia e Saúde, disse que escolheu a UEM por se tratar da mais prestigiada instituição de ensino superior no país. "Eu gosto de biologia e preferi este curso por estar mais ligado a saúde. Gosto destas duas áreas", frisou.

 

Valeriano ChichavaEnquanto isso, Custódio Mungoi, que vai cursar a licencitura em Cartografia e Pesquisa Geológica, disse não esperar facilidades mas que se sentia honrado por ter admitido, pois, muitos gostariam de entrar e não conseguiram. "Foram meses de muito esforço mas também Deus me ajudou. Minha estratégia consistiu em preparar os exames durante todo o ano. Recorri a alguns colegas para estudar e a meio do ano arranjei um explicador que me acrescentou conhecimento", revelou.
Por seu turno, Anária Joaquim, licencitura em Biologia Marinha Aquática e Costeira, afirmou que apesar do curso não ter sido sua primeira opção estava feliz na mesma. Tem uma paixão particular pela Biologia Aplicada mas estava igualmente feliz por ter admitido na sua segunda opção. "Ao contrário de muitos candidatos que se inscreveram em muitas universidades para tentarem a sorte eu só me inscrevi aqui na UEM. Era tudo ou nada", disse eufórica.
Liriza Araújo Gemo, matriculada no curso de Licenciatura em Medicina Veterinária, disse ter um projecto pessoal a ser materializado no fim do curso. Visivelmente empolgada com as infra-estruturas do local onde decorriam as matriculas (Comolexos Pedagógico I e II), Liriza espera encontrar docentes à altura da sua satisfação. "Pelo que eu ouvi dizer, faculdade não é fácil, exige esforço, dizem que a UEM tem bons docentes mas exigem muito dos estudantes. Estou pronta para superar as dificuldades", frisou. 

Anária JoaquimLiriza Araújo GemoA escolha de cursos para formação superior, em muitos casos, não é uma tarefa fácil. É uma empreitada que não raras vezes envolve pais ou encarregados de educação, irmãos mais velhos, tios e demais membros da família. Segundo afirmaram as nossas fontes, trata-se de uma escolha para a vida toda.
O processo de matriculas na UEM, que iniciou no passado dia 06 de Fevereiro, termina esta Sexta-feira (17/02), com o registo no sistema de todos os admitidos.
Tal como no ano passado, os cursos de Medicina, Economia, Direito,Contabilidade e Finanças e Administração Pública voltaram a ser os preferidos entre os candidatos, chegando a registar até 37 candidatos por vaga.

hd izle