1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Venâncio Massingue constitui uma referência rara de dedicação ao trabalho

velorio-massingueO Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Prof. Doutor Engº. Jorge Nhambiu, afirmou hoje (16/02/) que o Professor Venâncio Massingue, constitui uma referência rara e exemplar de dedicação ao trabalho e às causas institucionais que a todos contaminava e inspirava.
Jorge Nhambiu, que falava no velório por ocasião do desaparecimento físico do Professor Doutor Engº Venâncio Massingue, frisou que este liderou com brio, empenho, paixão e visão o extinto Ministério da Ciência e Tecnologia de 2005 a 2012, tendo contribuído para o fortalecimento do sistema nacional da ciência e tecnologia e inovação.
Segundo Nhambiu, foi no consulado de Venâncio Massingue que tiveram lugar a criação de importantes instituições que regulam e promovem a actividade de investigação científica em Moçambique tais como a elaboração de importantes instrumentos jurídicos e orientadores relativos ao sector da ciência e tecnologia; a dinamização, promoção e divulgação da ciência e tecnologia e o estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais de financiamento a investigação; a promoção de recursos humanos de elevada qualidade, realidades que têm beneficiado ao país.
Falando em representação do governo moçambicano, Jorge Nhambiu, realçou o papel preponderante desempenhado pelo então Ministro da Ciência e Tecnologia como quadro e dirigente na promoção do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação no geral e da internet, em particular, no país.
"São inúmeras as iniciativas por ele lideradas e cujos resultados beneficiam hoje muitos cidadãos, instituições dos estado e privados", disse.
Em seu elogio fúnebre, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, destacou as qualidades profissionais do Professor Venâncio Massigue aquando da sua passagem pela Faculdade de Engenharia da UEM e, mais tarde, como funcionário do Centro de Informática (CIUEM) tendo se tornado director e Vice-reitor para Administração e Recursos da UEM, antes da sua indicação para o cargo de Ministro da Ciência e Tecnologia.
De acordo com o Reitor da UEM, Venâncio Massingue pertenceu ao grupo de jovens docentes e investigadores que nos anos 90 foram chamados a dirigir unidades estratégicas da vida do país como é o sector das tecnologias de informação e comunicação. "Partilhamos com ele os momentos mais empolgantes da vida da UEM, quer na preparação dos instrumentos de gestão, quer na sua implementação. O entusiasmo com que ele vivia as tecnologias de informação e comunicação era tão envolvente que nos levava a esquecer as dificuldades que os sistemas enfrentavam", frisou.
Quilambo frisou que foi com Venâncio Massingue que o sistema de e-mail foi evoluindo dos modems instalados em diferentes locais para o sistema actual que a todos orgulha no país. O Reitor acrescentou que o mundo conheceu a UEM, através do CIUEM, pois Venâncio soube trazer para o mesmo tecto várias parcerias que durante muitos anos financiaram as TICs na UEM.
Em nome da família, o irmão, Tiago Massingue, enalteceu as qualidades de Venâncio Massingue referindo-se a um homem simples que nasceu na localidade de Nwavaquene, distrito de Chibuto, em Gaza, e que aos 5 anos vive muitas carências por conta do falecimento do seu pai. "Era uma pessoa amável com aqueles gestos simples de humildade, alegria, gratidão e entrega ao senhor Jesus Cristo", disse.
O velório organizado pela Universidade Eduardo Mondlane em homenagem aos feitos do Prof. Doutor Engº Venâncio Simão Massigue contou com as presenças do Presidente da República, Filipe Nyusi, e dos antigos Chefes de Estado Armando Guebuza e Joaquim Chissanos. Estiveram ainda o Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, o Ministro dos Negócios Estrangeiro e Cooperação, Oldemiro Baloi, entre outras individualidades políticas, culturais e da sociedade civil.
Venâncio Massingue perdeu a vida a 10 de Fevereiro corrente, vítima de doença, numa instância hospitalar da cidade do Cabo, na África do Sul, onde se encontrava a receber tratamentos médicos. O seu funeral terá lugar nesta sexta-feira (17/02) em Nwavaquene.

velorio-vm-pr velorio-vm-cha

hd izle