1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Faculdade de Arquitectura homenageia seus melhores funcionários

30arq-20

A Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da UEM assinalou, no dia 11 de Novembro, 30 anos de sua existência. A data foi marcada por homenagens aos funcionários que mais se destacaram para o crescimento e reconhecimento público desta Faculdade que durante muitos anos foi a única instituição no país a garantir a formação de quadros moçambicanos na área de arquitectura.

Entre os homenageados destaque foi para Professor Emérito José Forjaz, que pela sua abnegada dedicação e perspicaz visão contribuiu para a concretização e fortalecimento da Faculdade, e do Arq. Luís Lage, ex-director daquela Faculdade, pela sua dinamização para o crescimento da unidade.
Na cerimónia de homenagens foram igualmente reconhecidos o guarda mais antigo que ao longo destes anos garantiu a segurança do estabelecimento, e foram destacados os contributos de alguns docentes e do pessoal do Corpo Técnico Administrativo (CTA).
No seu discurso, o Reior da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, frisou que a Faculdade de Arquitectura resultou da consciência da necessidade de formação de quadros técnicos superiores em Moçambique, de modo a enfrentar adequadamente os desafios de adaptação do espaço a nível do território e do edificado, promovendo o crescimento equilibrado e sustentável do território abrangido.
Quilambo fez notar que não obstante as vicissitudes decorrentes da difícil situação do país na época, com a contribuição da Universidade de La Sapienza de Roma, no âmbito da cooperação entre Moçambique e Itália, a genesis da faculdade realizou-se com segurança e de forma sustentável.
Alcançada a autonomização da faculdade, com a formação de vários docentes nos graus de mestrado e doutoramento, segundo o Reitor, hoje as exigências de qualidade de ensino e aprendizagem avultam a par da qualificação de académicos, pesquisadores e profissionais habilitados para contribuir para a solução de problemas de complexidade superior no domínio do ambiente construído.
30arq-10O Reitor desafiou a Faculdade a fortalecer a sua componente de pós-graduação, com consequente aumento do número de publicações de cariz nacional e internacional mas, sobretudo, para resolver problemas que as cidades e o meio rural enfrentam. "Queremos igualmente desejar que nos próximos anos, a nossa extensão seja cada vez mais reforçada, mais respondente e mais relevante", frisou.
Entretanto, na sua intervenção, o Director da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da UEM, o Arq. João Tique, afirmou que o espaço onde se localiza actualmente o edifício da faculdade já não responde aos novos desafios, tendo em conta a necessidade do aumento do número de estudantes.
Por isso, entende ser urgente um novo espaço com capacidade de acomodar todos os interesses da faculdade e permitir a admissão de mais estudantes para responder as necessidades de mais técnicos no sector de arquitectura e planeamento físico que o país tanto precisa.
Apesar dos esforços empreendidos, Tique reconhece ser necessário a qualificação, renovação e o aumento do corpo docente.
Em relação ao futuro, o Director disse que a Faculdade encontra-se actualmente em processo de definição de novas propostas de mestrado, mormente a gestão urbanística e manutenção do património edificado.
Desde a sua criação em 1986, a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da UEM já formou mais de 400 arquitectos e planeadores físicos que se encontram a exercer a sua actividade um pouco por todo o país.

film film izle