1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

As bibliotecas são o motor de inclusão social, afirma o Professor Emir Suaiden

suadein-sapienciaAs bibliotecas representam o motor de inclusão social entre os estudantes universitários, afirma o Prof. Doutor Emir José Suaiden, que proferiu a oração de sapiência na cerimónia na abertura do Ano Académico 2016, na UEM.
Este ano a aula inaugural teve como tema "o Papel das Bibliotecas na Gestão da Informação Científica: Desafios para uma Universidade de Investigação”.
O orador frisou que as bibliotecas ajudam na vitalidade das publicações, que contribuem para a subida dos níveis de produção científica.
Emir Suaiden defende o crescimento e a estruturação das bibliotecas, oque possibilita aos estudantes o acesso a informação,seja impressa ou digital.
A revolução tecnológica abriu no campo da inovação um novo espaço para as bibliotecas universitárias que vai do impresso ao digital. "Hoje as bibliotecas universitárias caminham para se constituírem em bibliotecas híbridas, que comportam material impresso e digital", disse.
Para ele, a preocupação maior de uma biblioteca seria com a questão da produção científica, quando estaé usada como fonte de produção científica, que por sua vez, gera visibilidade a universidade.
O Professor Catedrático da Universidade de Brasília entende que a biblioteca universitária deve ser vista não só pelo seu acervo bibliográfico mas pela capacidade que ela tem de disseminar informação.
Emir Suaiden explica que uma universidade de investigação é aquela que tem a capacidade de produzir o conhecimento e processar a informação.
Mais adiante, o orador fala da questão da circulação da informação no ambiente universitário. Ele considera haver ainda muito pouca utilização dos portais universitários, bancos de dados e bases de dados, visto que são poucas as pessoas que têm condições intelectuais de utilizar estas ferramentas adequadamente.
abertura-do-ano-1Como solução, Suaiden afirma que as bibliotecas devem organizar redes colaborativas com instituições de ensino e de pesquisa para prover prática de pesquisa e uma didática para a produção do conhecimento.
Uma outra saída passa por ampliar o modelo de qualificação do profissional bibliotecário, promovendo o diálogo entre profissionais nas suas acções cooperativas e multidisciplinares; contribuir para a cultura de reutilização de dados e da formação do bibliotecário de dados; capacitar o usuário em contexto e recursos de informação específica de cada área do conhecimento científico e tecnológico, entre outros.
José Emir Suaiden, o orador da aula inaugural é Director da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, Brasil. É licenciado em Biblioteconomia, 1961, pela Universidade de Brasília; é mestre em Ciências de Informação, 1980, pela Universidade Federal da Palema; é Doutorado em Ciências de Informação, 1989, pela Universidade de Complutense de Madrid, Espanha.
Na ocasião, em representação do governo, a Vice-ministra da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Drª. Leda Hugo, encorajou a UEM a formar com qualidade, cada vez mais os estudantes, que respondam aos desafios de desenvolvimento do país, bem como para promoverem a pesquisa e a extensão no contexto da internacionalização do ensino superior moçambicano.
Por seu turno, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, acrescentou ser na biblioteca e os seus serviços conexos, que auxiliam cientistas e pesquisadores e se criam novas teorias, formas que explicam e ajudam a melhorar as comunidades, rumo ao desenvolvimento.

hd izle