UEM homenageia Dr. Rui Alves Pereira
- Detalhes
- Criado em 03-03-2016
A Universidade Eduardo Mondlane(UEM) homenageou no dia25 de Fevereiro, a título póstumo, o Dr. Rui de Almeida Alves Pereira, antigo docente desta instituição de ensino superior, pelo trabalho prestado.
Na UEM, Rui Alves Pereira desempenhou diversas tarefas entre a docência e a de gestor universitário na Faculdade de Medicina, no Centro de Biotecnologia e na Fundação Universitária, entre outros locais.
Em elogio fúnebre, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, enalteceu as qualidades profissionais de Rui Alves Pereira, caracterizando-o como tendo sido um homem simples, acessível e paciente com os colegas.
Segundo o Reitor, Rui Alves Pereira era um homem de múltiplas facetas, um idealista que, impulsionado pela sua veia empresarial empreendeu as tarefas de planificação e organização da Fundação Universitária com entusiasmo e dedicação, responsabilidade que desempenhou até a data da sua morte.
O Dr. Rui de Almeida Alves Pereira foi nomeado para o cargo de director-adjunto da Faculdade de Medicina, em Agosto de 1990, função que desempenhou com mérito até Dezembro de 1992, o que lhe valeu uma apreciação escrita ao abrigo do Estatuto Geral dos Funcionários do Estado.
Parte considerável da sua vida profissional na UEM foi passado na Faculdade de Medicina como docente e investigador onde desenvolveu vários projectos. Segundo o Director desta Faculdade, Moshin Sidat, Rui Alves Pereira representou a Faculdade em mais de 30 reuniões e conferências sob diversas temáticas ligadas a saúde, dentro e fora do país.
Foi autor e co-autor de vários documentos de política estratégica ao nível do governo, através do Ministério da Saúde, e na Universidade Eduardo Mondlane.
O homenageado foi membro fundador da Associação Médica de Moçambique, integrou a equipa editorial da Revista Médica de Moçambique, foi coordenador do projecto para a reforma da administração e gestão universitária na UEM, coordenou o programa de cooperação inter-universitáriada Faculdade de Medicina.
Amigos, familiares e colegas de Rui de Almeida Alves Pereira testemunharam este momento de homenagem que teve lugar na Sala Magna da Faculdade de Medicina.
O Prof. Doutor Cardoso Muendane, colega e amigo do homenageado, disse que Rui Alves Pereira será sempre lembrado como um homem dedicado às causas nobres, cujolegado vai servir de inspiração para si e para outros que com ele privaram.
Enquanto isso, o Dr. João Scwalbach, colega de trabalho na Faculdade de Medicina, disse que apesar do seu desaparecimento físico ainda é tempo para que colegas e estudantes da Faculdade de Medicina aprendam da sua energia, do seu crer e querer, do seu saber estar e, principalmente, da sua altruística entrega ao grande colectivo que acreditava como motor das alterações do statusquo.
"Rui Alves Pereira foi um amigo, um camarada, um confidente, com quem se podia contar a qualquer momento, nunca se furtando as tarefas da instituição ou a ajudar amigos e colegas", recordou Prof. Catedrático Lopo Vasconcelos, docente e amigo de longa data.Em representação da família do homenageado, Bruno Alves Pereira (filho) falou das suas qualidades humanas como pai e chefe de família. Vincou que enquanto líder no seio familiar, o seu pai ensinou os valores da justiça, da compaixão e da amizade. "E foi com estes valores que ele formou os seus ideais, os seus sonhos e a sua missão de vida", frisou.
Segundo o filho, Pereira sempre demonstrou uma preocupação particular com sectores que ele considerava serem os alicerces do país, nomeadamente, a saúde e a educação. "E foi com base neste sonho que o meu pai desenvolveu a sua vida profissional", disse.
A cerimónia de homenagem a Rui Alves Pereira foi intercalada entre discursos de elogios e momentos de musicais com temas escolhidos pela sua família.
Rui de Almeida Alves Pereira perdeu a vida a 10 de Dezembro, vítima de doença.