1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

ESUDER avalia o curso de Engenharia Rural e Água e Saneamento

IMG 6928A Escola Superior de Desenvolvimento Rural da Universidade Eduardo Mondlane (ESUDER) realizou nos dias 10 e 11 de Dezembro, o workshop sobre o balanço da Implementação do currículo de Água e Saneamento.
O Workshop tinha como objectivo fazer o balanço do projecto NICHE/MOZ/024, avaliar a implementação do currículo de Água e Saneamento no âmbito do projecto NICHE, apresentar e discutir a apresentação do programa Massin Open Online Cours (MOOC) na ESUDER, bem como, debater e interagir sobre o problema de água e saneamento em Moçambique e propor mecanismos de resolução.
O Director da ESUDER, Prof. Doutor Simião Balane, disse na ocasião, que o workshop permite reflectir sobre experiências que honram a ESDUER em conferências por trazer saberes com vista a alcançar a eficiência na formação de quadros em água e saneamento para o país bem como tirar conclusões que serão de grande valor para as gerações vindouras.
Afirmou ainda, que o genuíno propósito da ESUDER é continuar a impulsionar uma dinâmica com vista a implementação de novos cursos a nível de licenciatura com vista a responder as necessidades do país.
"Temos os olhos postos no futuro, cientes que o futuro pertence aos nossos graduados que hoje têm ambição para a resolução dos problemas do dia-a-dia tendo como base a formação de conhecimento na base de inovação ", disse Prof. Balane
Para o Mestre Lário Herculano, a introdução do curso em Água e Saneamento na ESUDER deveu-se as necessidades do processo de desenvolvimento com vista a melhorar o sector de água e saneamento.
"Moçambique é um dos países com baixo nível de cobertura de saneamento básico onde temos baixos níveis de drenagens, baixo índice de tratamento de esgotos, bem como, baixo nível de cobertura de água. E como o país não tinha um currículo em água e saneamento foi determinante que se introduzisse na ESUDER o curso de Engenharia Rural com especialização em água e saneamento", salientou Herculano.
De acordo com o dr. Lário Herculano para que a introdução do currículo de Engenharia Rural com especialização em Água e Saneamento tivesse sucesso foram desenvolvidos materiais para a leccionação do curso; capacitação dos docentes dois (2) na Holanda e um (1) no Brasil, compra de equipamento (material de laboratório, informático e transporte); cursos de curta duração para os docentes e membros do CTA em Inglês, gestão de serviços de água (abastecimento e tratamento).
Ainda de acordo com o dr. Lário Herculano passados 4 anos depois da implementação a ESUDER teve como desafios de desenhar o Currículo de Licenciatura em Água e Saneamento com linhas de pesquisa em água e saneamento; aumentar o número de candidatos/graduados do sexo feminino (actualmente só conta com seis (três já graduadas e três a frequentar), com a parceria da TUDelft e de outros parceiros fortificar o curso a partir da mobilidade de docentes de outras universidades, bem como, de estudantes da ESUDER com vista a ter mais experiências na área de água e saneamento.IMG 7043
No Workshop foi apresentada a proposta do novo currículo de água e saneamento, a proposta do MOOC pela ESUDER, problemática da gestão de água em Moçambique pela ARA Sul, Problemática de água e saneamento nas zonas rurais e como atrair mais mulheres a frequentar o curso de Água e Saneamento.

hd izle