Museu de História Natural vai dispor de um laboratório de Biologia Molecular
- Detalhes
- Criado em 16-12-2015
O Museu de História Natural da UEM vai contar, até finais do primeiro trimestre de 2016, com um laboratório de Biologia Molecular e uma sala para a preparação de colecções.
O laboratório surge na sequência de um projecto ora em curso que está a ser desenvolvido conjuntamente entre o Museu de História Natural e instituições italianas de ensino e de pesquisa, mais concretamente com a Universidade de La Sapienza de Roma e o Museu de Veneza.
Com efeito, está em Moçambique um especialista do Museu de Veneza com a missão de verificar as condições de instalação do laboratório que, se espera que venha a ser de grande dimensão. O entomologista Marco Uliana está no país igualmente para passar o seu conhecimento técnico e experiência aos técnicos locais na área de entomologia, ciência que estuda os insectos.
Ainda no âmbito do mesmo projecto está prevista a chegada a Moçambique de diferentes profissionais do ramo dos museus e de representantes de diversas universidades europeias parceiras da UEM, e do Museu de História Natural, em particular, com vista a capacitar os técnicos locais em aspectos ligados a conservação de colecções e na utilização do laboratório.
De acordo com Érica Tovela, do Museu de História Natural, um técnico desta unidade vai beneficiar de uma bolsa de estudo para frequentar um curso de Mestrado em Biotecnologia, tendo em vista a formação de quadros que irão integrar o laboratório de Biologia Molecular.
Tovela garantiu que, todo o equipamento a ser usado na composição do referido laboratório já se encontra no Museu de História Natural aguardando apenas a sua montagem, acto que deverá arrancar brevemente.
A previsão é que até finais de Março próximo esteja tudo apostos para a inauguração oficial do local.
Em Moçambique, o especialista Marco Uliana está igualmente a proferir palestras sob diferentes temas. Ontem, 14 de Dezembro, Uliana falou do funcionamento do Museu de Veneza, sua estrutura, áreas de pesquisa, tipos de colecções e outros. Hoje, 15 de Dezembro, o palestrante apresentou um projecto de pesquisa que está a ser desenvolvido por si sobre as borboletas.