UEM promove mais dois docentes a categoria de Professor Catedrático
- Detalhes
- Criado em 08-12-2015
UEM promoveu ontem, 03 de Dezembro, mais dois docentes à Categoria de Professor Catedrático. Trata-se de João Paulo Constantino Borges Coelhos, da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, promovido a Professor Catedrático na área científica de História Contemporânea, e Bhangy Cassy, da Faculdade de Ciências, promovido na área de Educação Matemática.
O Professor João Borges Coelho apresentou um programa de disciplina intitulado "Seminário da África Austral" e uma aula intitulada "História, Política e Memória, Desafios da História Contemporânea em Moçambique". A aula versou sobre o desenvolvimento do processo histórico de Moçambique o qual dividiu em três ciclos, nomeadamente, o Ciclo Colonial, o Ciclo Socialista e um terceiro ciclo que Borges Coelho designou de Ciclo da Actualidade, por considerar que actualmente a história ainda não possui desfecho.
Enquanto isso, para obter o grau académico de Professor Catedrático, Bhangy Cassy apresentou um projecto de pesquisa intitulado "Abordagem Pedagógica e Alternativas para Melhorar a Qualidade de Ensino das Ciências Matemáticas no Sistema Educativo Moçambicano" e proferiu uma aula com o título "As Profissões e a Matemática". Na aula, Cassy falou basicamente da importância da matemática para o quotidiano.
Após a deliberação do júri e consequente aprovação, os dois professores davam-se por satisfeitos. João Paulo Borges Coelho disse ser um momento que fica inscrito nos anais da sua longa trajectória académica. "É um momento pelo qual todos devem passar se querem fazer uma carreira académica", disse, acrescentando que os seus desafios continuam os mesmos, a contínua formação de mais moçambicanos e com mais qualidade.
Já o Professor Bhangy Cassy considerou a sua nova condição de Professor Catedrático como fruto da sua experiência de 35 anos como docente. "Mas também significa mais responsabilidade, porque quando alguém atinge um grau cimeiro há muita expectativa em torno de si", reconheceu.
O Professor João Paulo Borges Constantino Coelho é Doutorado em História Económica e Social pela Universidade de Bradford, Reino Unido. No seu vasto leque de publicações constam obras como Desmobilização e Reintegração de Ex- Combatentes em Moçambique, em 1996; Um Itinerário Histórico de Moçambique, em 1998, entre outros escritos.
E o Professor Bhangy Cassy é Doutorado em Educação Matemática pela Universidade de Witwatersrand, na África do Sul. No seu currículo consta a publicação de diversos estudos de ensino da matemática, com particular destaque para as áreas de Álgebra e Matemática.