1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

CEDAS aposta na melhoria de qualidade de ensino em Sábie

cedasO Centro de Desenvolvimento Agrário de Sábie (CEDAS) está a implementar, desde 2013, um projecto denominado “Melhoria de Qualidade de Ensino no Posto Administrativo de Sábie”, que conta com apoio do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH).
Trata-se de uma iniciativa que consiste na criação de condições para o ensino e aprendizagem. O projecto já possibilitou o estabelecimento de uma biblioteca multifuncional, que serve não só aos estudantes do ensino superior, mas também aos alunos do ensino secundário geral, bem como, a aquisição de computadores e ensino de informática e internet para estudantes do ensino secundário, em Sábie.
Desde a sua implementação, este projecto formou cerca de 400 alunos da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª classes das escolas locais em manuseamento de computadores, informática básica e internet.
Por outro lado, esta iniciativa já desenvolveu a produção de um guião que está a ser usado para auxiliar os professores do Ensino Secundário Geral, na condução de aulas práticas laboratoriais da disciplina de Química.
O projecto “Melhoria de Qualidade de Ensino no Posto Administrativo de Sábie” conta ainda com uma rubrica conhecida por “laboratórios virtuais de química”, que consiste na produção de material audiovisual para as aulas de Química.
Segundo o Chefe do Departamento do Centro de Desenvolvimento Agrário de Sábie, o Eng. Manuel Matsinhe, o material audiovisual produzido está a ser instalado e usado em computadores do Centro e nos computadores das escolas que não tenham laboratórios reais de Química, para o auxílio das aulas práticas laboratoriais.
O CEDAS apoia igualmente os alunos locais matriculados no ensino a distância, permitindo que estes usem das facilidades que o Centro oferece (sala de informática e Skype) para aceder às aulas via internet.
Segundo o Eng. Matsinhe, o Centro dispõe actualmente de um espaço equipado com meios tecnológicos para responder à preocupação das famílias do posto de Sábie, que têm muitos dos seus filhos a estudar via ensino a distância. Outrossim, este espaço é igualmente usado por agricultores da região, que buscam serviços de internet para solucionarem problemas que enfrentam com as suas culturas.
O CEDAS tem estado a realizar seminários de capacitação e treinamento de professores para a correcta utilização dos guiões e material audiovisual produzidos pelo projecto, para a sua fácil implementação nas escolas.