1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

ESNEC e seus parceiros desenvolvem a Província de Gaza

esnec-graduacao-2015O Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Doutor Orlando Quilambo, disse na última Sexta-feira que a intervenção de estudantes, docentes e investigadores da Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC) em vários sectores económicos contribui significativamente no desenvolvimento da Província de Gaza.
Falando na cerimónia de graduação de 175 estudantes da ESNEC, afirmou ainda que aquela escola possui parcerias com instituições nacionais e internacionais com intervenções ao nível do desenvolvimento local.
Segundo o Reitor, quando a UEM se instalou em Chibuto, em 2009, foi impelida pela vontade de dar um contributo técnico-científico para uma zona marcadamente agrícola. Contudo, a Escola introduziu outros cursos, não apenas os ligados a agricultura, que permitissem completar a cadeia de produção.
A ESNEC ministra cursos de Agricultura Comercial, Agronegócios, Comércio, Finanças e Gestão e Liderança.
“Hoje, passados estes anos podemo-nos dar por satisfeitos pois o nosso contributo vai para além dos negócios e empreendedorismo no sentido lato, mas em colaboração com os nossos parceiros já participamos na eletrificação rural do posto administrativo de Alto Changane, com ganhos tanto para os pequenos comerciantes, mas também para os sectores vitais como saúde e educação”, disse Prof. Quilambo.
“É igualmente neste espírito que capacitamos estudantes e docentes em Análise de cadeia de valor, utilizando 12 produtos da região sul do país, de que resultou uma publicação, lançada em Março deste ano, prevendo-se o lançamento de uma segunda que beneficiará não só os estudantes, bem como docentes e o público em geral”, acrescentou.
Explicou que a UEM procede a reformas curriculares, de forma contínua, para permitir a formação de quadros para um país com desafios cada vez mais crescentes, do ponto de vista de resposta às novas exigências impostas pelas mudanças climáticas, descoberta de recursos naturais, bem como, na garantia de produção de alimentos, construção de infra-estruturas, garantindo assim, o desenvolvimento sustentável e integrado.
Disse estar igualmente em curso muitas iniciativas e acções visando tornar a instituição mais eficiente e mais respondente às necessidades da sociedade global e relevante para o país.
Referindo-se aos graduados da ocasião, o Reitor disse que tudo foi feito para que saíssem formados profissionalmente e encorajou-os a juntarem o conhecimento científico com os princípios éticos, a humildade, a pró-actividade e o civismo, para integração com sucesso, no mercado de trabalho e na sociedade.
Por sua vez, o director provincial de Justiça de Gaza, Marcos Cumbane, que representou a Governadora no evento, afirmou que somente o domínio da ciência e da técnica permitirá transformar o potencial de recursos que a Província tem em riqueza, para a melhoria da vida da população. “Neste mundo cada vez mais globalizado os desafios são enormes”.
Em mensagem apresentada na ocasião, os graduados disseram ter adquirido na Universidade conhecimentos técnicos e científicos de que necessitam para iniciarem a vida profissional.
“Temos a noção da responsabilidade que nos é atribuída hoje, por isso assumimos com determinação o compromisso de usar os conhecimentos que adquirimos para produzir riqueza e gerar emprego para nós e para outros moçambicanos, rumo ao desenvolvimento integrado e acelerado do país e das nossas comunidades”.
“Esperamos que o Governo e o sector privado acolham da melhor forma os nossos planos de negócios, para podermos contribuir para o desenvolvimento do distrito e do país, que são os desafios contemporâneos de Moçambique”.

hd izle