1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

FEMOENG é espaço para o desenvolvimento de novas ideias

FEMOENG 1O Reitor da UEM, o Prof. Doutor Orlando Quilambo, afirma que a Feira Moçambicana de Engenharia permite o desenvolvimento de novas ideias que muitas vezes não têm espaço nas condições normais de sala de aulas, laboratórios ou de estágios, bem como, reforça a criação do espírito de iniciativa, dado que ela ocorre mesmo com recursos escassos.
O Magnífico Reitor falava ontem, em Maputo, na abertura da V edição da Feira Moçambicana da Engenharia (FEMOENG). Segundo Quilambo, a UEM decidiu enveredar pela transformação numa Universidade de investigação que coloca desafios também aos estudantes. Assim, de acordo com o Reitor, a par da qualidade que se exige durante a sua formação, se exige também que já possam ter condições para uma iniciação científica.
"Por isso esta feira constitui para nós uma iniciativa na direcção correcta, uma vez que, cada projecto que aqui aparece é o resultado de uma pequena pesquisa que cada estudante realizou", disse.
A presente Feira de Engenharia junta 16 empresas e três instituições de ensino superior. A esse aspecto o Reitor entende que a diversidade de expositores na feira é uma demostração de confiança depositada na iniciativa. A feira possibilita, entre outras, a partilha de ideias entre os jovens que frequentam o curso de engenharia nas diferentes instituições de ensino superior no país.
Na ocasião, a Directora Nacional do Ensino Superior, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Drª Sandra Brito, salientou que a UEM, como instituição de ensino superior, tem respondido ao contexto socio-económico de desenvolvimento do país. Brito apontou a aprovação, recentemente, de programas de engenharias pelo Conselho Universitário da UEM como resposta ao actual contexto do país.
Disse ser uma responsabilidade que a instituição tem, de prover e oferecer cursos de engenharia nas suas variadas vertentes com o objectivo de enfrentar os desafios e responder às exigências da sociedade a curto, médio e longo prazo preparando quadros de engenharia de alta qualidade e capazes de competir no mercado internacional através da produção científica.
Enquanto isso, o Presidente do Núcleo dos Estudantes da Faculdade de Engenharia, Peregrino da Segunda, agradeceu a participação das empresas expositoras. Nesta quinta edição a grande novidade vai para a presença da UNIZAMBEZE, uma instituição de ensino superior da zona centro do país.
Pela primeira vez foi apresentado o hino da FEMOENG, cantado nas vozes de estudantes da Escola de Comunicação e Artes da UEM (ECA).
Depois da abertura oficial da feira, o Reitor da UEM visitou cada um dos pavilhões das instituições expositoras acompanhado pelo Director da Faculdade de Engenharia da UEM, o Prof. Doutor Alberto Tsamba, e do Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Moçambique, o Eng.º Augusto Fernando.FEMOENG3
A Feira Moçambicana de Engenharia é um evento juvenil organizado pelo Núcleo dos Estudantes da Faculdade de Engenharia através da Comissão Estudantil de Empreendedorismo e Inovação.
A V edição da Feira Moçambicana de Engenharia decorre sob lema "Por uma engenharia enfrentando os desafios para o desenvolvimento da sociedade".