1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Termina VI edição dos jogos da UEM

jogos-iscde2015Terminou no último sábado a VI edição dos jogos da UEM, que vinham decorrendo desde dia 11 em Maputo. O torneio decorreu sob lema "Desporto Universitário em Movimento Celebrando 95 anos de Eduardo Mondlane" e envolveu 50 equipas de um total de 1000 participantes nas modalidades de Futebol de 11, Basquetebol, Voleibol, Futsal e Xadrez.
O certame constituiu num momento importante de interacção e partilha de experiências e de convívio entre os estudantes da UEM e de outras instituições de ensino superior da capital do País.
Na ocasião, o Vice-Reitor para Administração e Recursos da UEM, Prof. Doutor Ângelo Macuácua, afirmou que a prática desportiva é um instrumento de unicidade e ajuda na construção de redes de amizade e de parcerias úteis na vida do individuo.
Acrescentou que a Universidade assumiu o desporto como uma actividade importante para o sucesso académico na promoção da saúde e de bons hábitos de vida e de convivência social.
O torneio foi organizado pela Escola Superior de Ciências de Desporto da UEM (ESCIDE). Na cerimónia de encerramento, a Directora desta escola, Dra. Lurdes Munguambe, destacou os sacrifícios vividos pelos atletas e a comissão organizadora durante a prova tendo, contudo, garantido algumas melhorias que deverão ser tidas em conta quando se realizar a VII edição, em 2016.
Congratulou a todos os atletas que participaram no torneio, a equipa de arbitragem, pessoal de apoio e todas as unidades orgânicas que estiveram envolvidas nesta edição.
jogos-uem2015No final da prova, a Universidade Pedagógica conseguiu arrecadar um total de 5 medalhas, a Escola Superior de Ciências de Desporto da UEM 4, Faculdade de Letras e Ciências Sociais 2, igual número para a Faculdade de Engenharias. A Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC) e a Escola Secundária Estrela Vermelha saíram da prova com 1 medalha cada.
No que toca a actuação da equipa de arbitragem a comissão organizadora decidiu atribuir medalhas às duplas Carlos Rufino e Lourenço Changa, em FUTSAL, Vanildo Orlando e Marildo Paulino, em Voleibol, Fortunato do Amaral e Carlos Cazembe, em Basquetebol, pelo melhor desempenho obtido durante a prova. O trio Jone Chochota, Miguel Manhate e Joaquim Sambo foi a melhor equipa de arbitragem na categoria de futebol de 11.