1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Maputo acolhe Conferência Regional sobre Engenharias

feira-engenhariaDecorre em Maputo desde ontem, 08 de Julho até ao próximo dia 10, a Décima Conferência Anual de Cooperação Regional envolvendo instituições superiores de ensino de Engenharias da região austral de África.
O evento é uma organização conjunta das Faculdades de Engenharia da UEM, de Dar-Es-Salaam (Tanzânia) e Makerere (Uganda) e pretende ser uma plataforma de troca de experiências em torno de temas específicos e de partilha dos resultados da investigação de modo que estas contribuam para o desenvolvimento da região.
Para o efeito, mais de 60 artigos científicos serão apresentados versando as áreas de Agricultura e Tecnologia de Alimentos, Infra-estruturas e Desenvolvimento Urbano, Energia, Manufactura e Recursos Naturais e Ambiente, entre outras áreas das Engenharias.
Na ocasião, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, o Dr. Jorge Nhambiu, realçou a importância do evento afirmando que ela constitui uma mensagem inequívoca dos cientistas e engenheiros regionais sobre o compromisso de reflectirem e encontrarem soluções para os desafios de desenvolvimento impostos pelas realidades de cada país.
Segundo Nhambiu, a ocorrência e descoberta de substanciais reservas de recursos minerais nos países da região constitui uma oportunidade e desafio para a exercitação da capacidade e inteligência local.
Afirmou que para se atingir o tão almejado "bem-estar", os cientistas e engenheiros regionais jogam um papel fundamental assumindo o compromisso de desenvolvimento sustentável e ambientalmente benigno.
Por seu turno, a Vice-Reitora Académica da UEM, a Prof. Doutora Ana Mondjana, apontou a transformação das riquezas nacionais em bem estar dos povos como o principal desafio actual da região. "Este desafio é dirigido à nossa capacidade de formar engenheiros em consonância com as reais necessidades das nossas economias e da economia global, por um lado, e de encontrar soluções inovadoras de engenharia para os problemas do dia-a-dia das nossas comunidades, por outro lado", frisou.
De acordo com a Vice-Reitora, as recentes descobertas de gás natural, de areias pesadas, de carvão mineral, e de petróleo, em Moçambique e as descobertas de gás natural na Tanzânia e no Uganda constituem exemplos de uma nova realidade regional. Para se fazer face a esta realidade, segundo ela, é necessário a partilha de esforços como cientistas e como instituições de ensino e de investigação.
A Décima Conferência Anual sobre a Cooperação Regional que acolhe 130 investigadores seniores e estudantes de pós-graduação, decorre sob lema "contribuindo para o reforço das capacidades tecnológicas para a integração regional".
Desde a sua primeira edição, em 2004, este fórum já possibilitou um incremento significativo de docentes, investigadores e estudantes; a partilha de resultados de investigação e a co-supervisão de estudantes de pós-graduação com destaque para as áreas de energias renováveis, entre outros.