1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM gradua mais um Professor Catedrático

catedraA Universidade Eduardo Mondlane graduou na manhã de hoje (21 de Novembro) o Professor Carvalho Madivate à categoria de Professor Catedrático, na área de Química Inorgânica (Ciência dos Materiais).
Para o efeito, o graduado apresentou um projecto de investigação sobre Reaproveitamento de Resíduos Sólidos e uma lição intitulada “Argilas, Redescoberta das Aplicações de uma Matéria-prima Tradicional”.
O novo Professor Catedrático defendeu as teses perante um júri composto pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo (Presidente) e pelos Professores Alcides Lopes Leão e Holmer Sevastano Júnior, da Universidade Estadual Paulista e Universidade de São Paulo, Brasil.
Momentos após a sua aprovação, o Professor Madivate, parco em palavras, destacou a responsabilidade acrescida decorrente da sua nova categoria. “Este é um momento marcante da minha vida, chegar ao topo da carreira. Sinto que não defraudei a universidade. Estou ciente da minha responsabilidade. Continuarei a contar com a ajuda de todos com quem trabalho, para continuar a fazer o melhor pela universidade”.
Por sua vez, o Reitor da UEM realçou a importância do acto para a melhoria da qualidade na sua instituição e para a classificação internacional.
“Para uma instituição como a nossa é importante porque na classificação internacional, além das publicações que devemos oferecer, o número dos professores com a categoria mais alta é igualmente fundamental. Apelamos aos nossos professores associados para que também, com alguma brevidade, se possam candidatar a professores catedráticos, para melhorar a qualidade da nossa instituição”, disse.
Professor Madivate é o décimo primeiro Professor Catedrático da UEM e o segundo da Faculdade de Ciências, depois de, em 2012, o Professor Boaventura Cuamba ter ascendido à mesma categoria na área de Energias Renováveis.
Madivate iniciou a sua carreira profissional na UEM em 1982 como assistente estagiário no Departamento de Química, tendo progredido para Assistente em 1987, Professor Auxiliar em 1998 e Professor Associado em 2005. Nesta Universidade leciona aulas teóricas, práticas e laboratoriais de várias disciplinas nos cursos de licenciatura e Mestrado.
As suas actividades de investigação e extensão decorrem nas áreas de Cerâmica, Análise Térmica e Ciência de Materiais. Publica regularmente os resultados dos seus trabalhos tanto em revistas científicas especializadas, como em conferências nacionais e internacionais.
É autor de diversos manuais de ensino no domínio da Química Básica, Termodinâmica, Química Geral e Inorgânica e em 2014 publicou dois (2) livros na especialidade de Química Geral e Inorgânica.