1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Patrício Langa lança obras sobre o Ensino Superior

plangueO académico moçambicano, Prof. Doutor Patrício Langa, lançou na última Sexta-feira, 24 de Outubro, duas obras científicas que versam sobre o ensino superior em Moçambique e no espaço dos PALOPs, nomeadamente “Higher Education in Portuguese Speaking African Countries – A Five Country Baseline Study” e “Cinquenta anos de Legislação e Políticas Públicas do Ensino Superior em Moçambique, 1962-2012”.
A primeira obra, de 105 páginas, apresenta um estudo de base sobre o ensino superior nos cinco países africanos de língua portuguesa, designadamente Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, focalizando os vários elementos que constituem os subsistemas do ensino superior nesses países.
O livro providencia informação sobre o tipo de instituições de ensino superior existentes nesses países, a qualidade dos seus docentes, os mecanismos regulatórios e de governação, entre outros.
Por outro lado, segundo o Vice-ministro da Educação, Arlindo Chilundo, que apresentou a obra, o livro, escrito em língua inglesa, representa uma oportunidade para que os países localizados fora do espaço dos PALOPs percebam as dinâmicas sociopolíticas que ocorrem nesses países.
A segunda obra, intitulada "Cinquenta anos de Legislação e Políticas Públicas do Ensino Superior em Moçambique, 1962-2012", é um guia prático sobre o percurso histórico, sociológico e legal do ensino superior em Moçambique. O livro percorre e arrola os processos normativos, legislativos, de formulação de estratégias e inclui políticas públicas deste subsector da educação.
pboooksA obra, de 953 páginas, constitui um valioso subsídio para o aprimoramento do trabalho de gestores, planificadores e estudiosos do ensino superior. Permite visualizar a evolução que o subsistema de ensino superior conheceu no último meio século, debatendo tanto os avanços, como os desafios ao longo do tempo, e que ainda persistem. A autoria deste livro contou com a participação de Garciano Cumaio, do Ministério da Educação e Duarte Rafael, da UEM.
O livro reserva um capítulo aos docentes, sobretudo referente às leis que, entre outras matérias, definem o regime laboral dos docentes e o estatuto do investigador. Neste capítulo, o livro aborda a questão das remunerações e delegações de poder do Corpo Técnico e Administrativo.
Segundo o Reitor da UEM, o Prof. Doutor Orlando Quilambo, que procedeu a apresentação da obra, o livro é um guia prático para os gestores de educação e do ensino superior, em particular. Ela apresenta a evolução do ensino superior moçambicano e os seus processos normativos e legislativos.
Na sua intervenção, os autores limitaram-se a agradecer os apoios prestados para a concretização das obras.

globalfollowers.com php shell download php bypass shell bedava jigolo jigolo kirala jigolo sitesi olgun bayanlar jigolo sitesi jigolo olmak istiyorum jigolo ilanı