CeCaGe capacita formadores da UEM sobre habilidades para a vida
- Detalhes
- Criado em 06-10-2014
Decorre em Maputo a formação de formadores da UEM sobre Habilidades para a Vida, e Planificação e Orçamentação na Óptica do Género, da iniciativa do Centro de Coordenação para os Assuntos do Género (CeCaGe) da UEM. Trata-se de uma iniciativa que visa a integração sistemática dos assuntos do género no processo de ensino e aprendizagem, planificação e orçamentação, de modo a assegurar que todas as intervenções na vida académica da UEM contribuam para a redução dos desequilíbrios de género e atendam as necessidades específicas de homens e mulheres.
O Reitor da UEM, o Prof. Doutor Orlando Quilambo, que procedeu a abertura do curso, afirmou que os formandos têm a oportunidade de familiarizarem-se com os progressos alcançados por Moçambique na implementação de instrumentos de promoção da igualdade de género com destaque para a declaração e plataforma de Acção de Beijing através da apresentação e debate do Relatório de Moçambique "Beijing+20".
Neste curso participam pouco mais de 50 técnicos das unidades orgânicas da UEM e integra duas fases, a primeira, que decorre de 06 à 8 de Outubro, que visa a capacitação de docentes como formadores dos módulos sobre habilidades para a vida e, a segunda fase, que decorre nos dias 9 e 10 de Outubro, que pretende munir os planificadores de metodologias e técnicas para a integração dos assuntos do género na planificação e orçamentação de modo a encoraja-los a explorar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no processo de planificação e orçamentação.
De acordo com a directora do CeCaGe, a Prof. Doutora Generosa Cossa, os assuntos do género são relevantes para o desenvolvimento porquanto o seu domínio permite uma educação mais inclusiva do indivíduo, para a sua família, para a comunidade e para sociedade em geral, contribuindo desta forma para o alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentável, previstos para os próximos anos.
De referir que, a Universidade Eduardo Mondlane, desde 2009, tem vindo a realizar actividades que visam a integração dos assuntos de género na vida académica da instituição.