1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

FAVET homenageia antigos funcionários em Gala

gala-viceA Faculdade de Veterinária (FAVET) homenageou ontem, 24 de Julho, os seus funcionários. Trata-se de funcionários reformados pertencentes ao Corpo Técnico e Administrativo (CTA), docentes, funcionários com mais de 25 anos de serviço e estudantes que se destacaram aquando da realização das 14ª jornadas científicas. De forma especial, a Faculdade de Veterinária prestou homenagem póstuma ao Doutor Pedro Halar, pelo contributo deste à causa daquela Faculdade.
Em Gala Científica que serviu para assinalar os cinquenta anos da Faculdade de Veterinária, o Reitor da UEM, o Prof. Doutor Orlando Quilambo, afirmou que a homenagem aos funcionários constitui demonstração inequívoca de que os serviços prestados à UEM e a FAVET não tem preço porque, segundo Quilambo, dos mais de 552 graduados saídos da FAVET, o impacto da sua actividade é imensurável.
Prof. Quilambo apelou às unidades orgânicas da sua instituição a encontrarem momentos semelhantes para valorizarem os feitos dos seus colaboradores e estudantes.
Por seu turno, o Director da Faculdade de Veterinária, o Prof. Doutor Rafael Escrivão, afirmou que com o quinquagésimo aniversário, a sua Faculdade pretende reafirmar à sociedade moçambicana, o seu comprometimento de continuar a formar graduados de qualidade. Escrivão sublinhou que o desejo é formar graduados que sejam capazes de responder aos desafios prementes do país.
O Director da Faculdade de Veterenária salientou que os inúmeros problemas que afectam a produção e a sanidade animal já foram identificados e encotradas soluções nos últimos 50 anos. A fonte referiu que, no período que se segue, a Faculdade compromete-se a assumir e melhorar a investigação científica como pilar para a solução de problemas e a disseminação do conhecimento científico para compadecer com os processos de ensino, investigação e extensão.
O quinquagésimo aniversário da FAVET é celebrado sob o lema, "50 anos Formando Veterinários e Contribuindo para a Saúde Global". Rafael Escrivão esclareceu tratar-se de um lema que pretende despertar na sociedade moçambicana a nobre missão da profissão veterinária na salvaguarda da saúde pública.
gala-favetVicente Bonaze e Esperança Dimande são funcionários da FAVET com pouco mais de 30 anos de serviço. À nossa reportagem afirmaram estar felizes com a condecoração. Entendem que o prémio obtido significa reconhecimento pelos longos anos de trabalho e dedicação à UEM. Aos recém-admitidos à UEM, os laureados afirmam ser necessário muito trabalho e espírito de sacrifício para lograrem sucesso profissional.