1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM atribui título honorífico de Professor Emérito aos professores José Manuel da Mota Cardos e Alice Garcês

alicegarcesA UEM atribuiu o título Honorífico de Professor Emérito aos professores José Manuel da Mota Cardoso e Alice Garcês pelos contributos prestados no ensino, investigação e extensão, em cerimónia realizada ontem, 23 de Julho, no Centro Cultural e Universitário da UEM.
Segundo o Reitor da UEM, o Prof. Doutor Orlando Quilambo, os feitos dos laureados justificaram o elevado reconhecimento pelo Conselho Académico da UEM. Assim, o Prof. dr. José Manuel da Mota Cardoso e a Prof. Doutora Alice Garcês passam a integrar o corpo de professores eméritos por deixarem marcas indeléveis na forma como praticaram e investigaram na área de ciências veterinárias.
"A história da sua passagem pela Faculdade de Veterinária confunde-se com o da sua própria história, pois eles pertencem a geração que como estudantes deram o corpo ao ensino das ciências veterinárias em Moçambique que só ombreavam, na altura, com a vizinha África do sul", disse o reitor.
A Professora Alice Garcês foi reconhecida pelo seu papel no desenvolvimento da granja da Faculdade de Veterinária para a produção de frangos e poedeiras, bem como na consolidação da equipa de investigação da Faculdade de Veterinária de Moçambique, resultados que ainda hoje são visíveis. O Professor José Manuel da Mota Cardoso destacou-se pelo seu esforço no restabelecimento do Hospital Escolar Veterinário, considerado como um excelente centro de ensino, investigação e extensão.
A atribuição do título honorífico aos professores José Manuel da Mota Cardoso e Alice Garcês resulta da Resolução número 7/CEA/2014 do Conselho Académico, que em sessão ordinária de 12 Maio analisou a proposta remetida pela Faculdade de Veterinária. De acordo com o Director Científico da UEM, Bettencourt Capece, a proposta da Faculdade de Veterinária foi fundamentada na magnitude, relevância e contributos dos laureados para o ensino e aprendizagem em Moçambique e da Faculdade de Veterinária, em particular.
O Diretor Científico da UEM explicou que a proposta de título honorífico de professor emérito apresentada pela Faculdade de Veterinária foi consistente com o postulado na lei do Ensino Superior no seu artigo 26 e do regulamento de atribuição de Título de Professor Emérito da UEM. Segundo Capece, foi nesse espirito que o Conselho Académico julgou procedente de acordo com as normas legais vigentes.
Na ocasião, os laureados mostraram-se bastante felizes com o título que agora passam a ostentar, contudo afirmaram tratar-se de um novo desafio na medida em que continuarão a emprestar o seu saber científico à UEM.
Importa referir que, na UEM, o título Honorífico de Professor Emérito é concedido pela figura do Reitor ao professor aposentado de reconhecido mérito. Por outro lado, cabe ao Reitor ou as Unidades Orgânicas propor a concessão de título de professor emérito em reconhecimento aos serviços prestados à UEM.