1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

ESUDER gradua 169 estudantes

isuder00A Escola Superior de Desenvolvimento Rural da Universidade Eduardo Mondlane, localizada em Vilankulo, graduou na manhã de hoje 169 estudantes, dos cursos de Agro-processamento, Comunicação e Extensão Rural, Economia Agrária, Engenharia Rural, Produção Agrícola e Produção Animal.
Dos graduados, 54 são do sexo feminino e 115 masculino.
Falando em representação do Ministro de Educação, a Coordenadora do Ensino Superior no MINED, Profᵃ. Doutora Sandra Brito, disse acreditar que os graduados irão responder da melhor forma aos desafios do país, actuando numa abordagem de solução dos problemas que se colocam ao desenvolvimento local.
Segundo ela, as áreas de graduação são “muito fundamentais” para o combate à pobreza. Brito entende que com os seus cursos, a ESUDER contribui grandemente para o desenvolvimento de Moçambique, pois a difusão e intercâmbio de conhecimentos técnicos/científicos e serviços que tem prestado nas zanas rurais, “melhoram as condições de vida das populações”.
isudereiAfirmou ainda que o Ensino Superior deve continuar a responder aos desafios impostos pela implementação da agenda nacional da luta contra a pobreza. “Deve ainda guiar-se pela nova realidade decorrente do facto de que, nos últimos anos, o país tem conhecido um movimento invulgar de empresas interessadas em investir nas áreas da indústria extractiva, das novas descobertas dos recursos naturais, tal como é o caso do gás natural aqui em Inhambane e em Cabo Delgado, das areias passadas em Moma, em Nampula, e do carvão em Tete”, disse.
Inhambane é rica em recursos florestais, marítimos e costeiros. A Coordenadora do Ensino Superior exortou aos graduados para olharem estes recursos como outras janelas de oportunidades, que devem usar todo o seu saber e criatividade para que esta Província continue a constituir um Pólo estratégico de desenvolvimento nacional. Entretanto, apelou aos graduados para que estejam aptos para trabalharem em qualquer parte do país.
Num outro desenvolvimento, Brito afirmou que as instituições do ensino superior devem reforçar o seu papel de provedores de serviços para as comunidades onde se encontram inseridas, prestar apoio a outros subsistemas no sistema nacional de educação, quer através da formação, quer através da pesquisa e extensão.
Por seu turno, o Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Doutor Orlando Quilambo, disse que, desde a sua abertura, a ESUDER já graduou 517 estudantes, devidamente inseridos no mercado do emprego.
“Apraz-nos perceber a actualidade e relevância dos cursos leccionados na ESUDER. Todavia, temos consciência de que os 169 graduados que temos hoje são apenas uma gota para o mar dos desafios que se lhes impõem, que se prende com um país com um nível de analfabetismo de cerca de 50 porcento, comprometendo assim todas as possibilidades de que a população rural se beneficie do que a ciência e a tecnologia já produziram para a humanidade. Assim, as nossas áreas de formação deverão, no local onde forem colocadas, criar uma mudança da comunidade circunvizinha, uma mudança que permita que a comunidade reconheça que o graduado é resultado de uma universidade com prestígio, que oferece uma formação de qualidade”, disse.
isudergradDirigindo-se aos graduados, disse para que estejam atentos e abertos para a escola da vida e sejam ambiciosos, sem nunca deixar de lado os mais altos valores de dignidade, honra e respeito pelo próximo. “Desejem sempre mais. Vocês são jovens cheios de energia, por isso não parem por aqui. A formação académica é um processo contínuo e o mercado está cada vez mais exigente. A vossa formação criou bases para uma formação ao longo da vida. Possuem conhecimentos e habilidades que vos permitem atingir não só o propósito de procura de um emprego, mas sim de criação do vosso emprego. A vossa área de formação fornece bases para a geração de auto-emprego de forma empreendedora, inovadora e independente”, exortou o Reitor.
Como é de costume, a cerimónia contou com momento de premiação dos melhores estudantes de cada um dos seis cursos. Este espaço contou com a parceria das empresas SEA e BCI, que ofereceram nomeadamente medalhas e valores monetários.

Türkçe porno martin luther king jr kimdir